Webinar é direcionada a integrantes de Comitê de Ética em Pesquisa

Webinar é direcionada a integrantes de Comitê de Ética em Pesquisa

Encontro esclarece dúvidas sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o questionário usado em pesquisa sobre Comitês de Ética e Emergências de Saúde Pública.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


Um webinar, marcado para logo mais às 18h30 desta quinta-feira (4), vai reunir pesquisadores para esclarecer dúvidas a respeito do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) utilizado na “Pesquisa Internacional Sobre Comitês de Ética em Pesquisa (IEC’s/IRB’s): Mudanças e Práticas Surgidas Durante Emergência em Saúde Pública (ESP)”. 

O objetivo do projeto é, com o preenchimento do questionário (TCLE), fornecer informações e dados detalhados de cada país no que se refere à proteção de participantes em pesquisas. O projeto tem apoio e financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que trata de editais para pesquisas rápidas neste momento de pandemia.

(Divulgação)

Participam do webinar as professoras Nilza Maria Diniz, do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e coordenadora da pesquisa no Brasil; Ester Massae Okamoto Dalla Costa, do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Nilda Maria Diniz Rojas, da Universidade de Brasília (UnB); e Francis Crowley, do Strategic Initiative for Developing Capacity in Ethical Review (SIDCER), organização sediada em Genebra, na Suíça. O webinar será feito via Google Meet – ACESSE AQUI.

Leia também