Professor integra equipe responsável pelo Guia de Atividade Física do MS

Edilson Serpeloni Cyrino, do CEFE, integra equipe composta por 70 pesquisadores de todo o país, além de técnicos do MS e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Beatriz Botelho

Agência UEL

O professor da UEL, Edilson Serpeloni Cyrino, do Departamento de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), é um dos responsáveis pela elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (51 páginas, 2021) lançado recentemente pelo Ministério da Saúde – Governo Federal. O material foi organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com colaboração 70 de pesquisadores de diversas universidades do país, técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Guia de 51 páginas é dividido em oito capítulos (Divulgação/MS)

Cyrino coordenou a área de atividade física para a população idosa, especialidade do docente nas pesquisas conduzidas no Laboratório de Metabolismo, Nutrição e Exercício e no projeto Envelhecimento Ativo, que fica no CEFE. “Somos o Laboratório que mais publica sobre mulheres idosas, representa 7% das publicações do mundo”, relata.

O professor ressalta que contribuir com a criação desse instrumento mostra a importância da Universidade para a sociedade e indica que “aquilo que se produz tem valia para que a sociedade melhore”.

Guia de Atividade Física

Elaborado com linguagem simples e acessível, direcionado especificamente para toda a população brasileira, o material traz orientações sobre atividades físicas para diversas idades, desde bebês até idosos. São oito capítulos, sendo o primeiro sobre domínios da atividade física e os demais divididos por populações. “A pesquisa evidencia que a atividade física atua no controle de doenças e na promoção da saúde. Pessoas mais ativas utilizam menos o sistema de saúde”, afirma o professor da UEL. “Prevenir é muito mais importante do que tratar!”, reitera o professor.

Material é recomendado para gestores e profissionais que atuam na área de saúde (Divulgação/MEC).

Para a elaboração, Edilson conta que foram analisados guias internacionais, realizadas entrevistas com a população e gestores municipais, e ainda aberto consulta para o público em geral. “Com a experiência dos outros, montamos o melhor material. A vantagem é que o nosso guia analisou o país com todas as nossas diversidades”.

O professor explica que foi levado em conta todas as diferenças socioculturais do Brasil, porque é “diferente quem mora em Londrina e em cidade praiana, por exemplo”. Por este motivo, ele defende a importância da contribuição de pesquisadores de diversas partes de país.

Também foi lançado o Guia de Atividade Física – Recomendações para Gestores e Profissionais de Saúde, que orienta para utilização do outro material. Como desdobramentos, um conjunto de artigos será publicado na revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, na edição deste mês de julho, sobre a construção metodológica, o resultado das escutas e a investigação em outros guias internacionais. Além disso, outros artigos serão publicados em periódicos internacionais.

A previsão do Ministério da Saúde é que 74 mil exemplares do Guia sejam impressos e distribuídos gratuitamente para estados e municípios. O material também estará disponível em áudio, braile, inglês e espanhol.