Professoras do CCS participam de encontro virtual sobre “Saúde Mental e Bem-Estar”

Professoras do CCS participam de encontro virtual sobre “Saúde Mental e Bem-Estar”

Regina Bueno Machado e Marselle Nobre de Carvalho (mediadora) são as convidadas da live viabilizada pela Comissão de Saúde da Mulher.

publicado por

Agência UEL


O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realiza, nesta quarta-feira (27), às 17 horas, o encontro virtual “Saúde Mental e Bem-Estar”. A iniciativa, gratuita e aberta a mulheres a partir dos 18 anos, conta com com a participação da vice-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, Fernanda Vargas Ilário; da professora do Departamento de Enfermagem – Centro de Ciências da Saúde (CCS) – da UEL, Regina Bueno Machado. A mediação será feita pela chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade, Marselle Nobre de Carvalho.

Com duração aproximada de uma hora, a live, que será transmitida por meio da plataforma Google Meet (clique aqui), não exige inscrição prévia e não haverá limite de participantes. 

Viabilizada pela Comissão de Saúde da Mulher do CMDM, a atividade encerra um ciclo de quatro encontros virtuais, incluídos na programação do Outubro Rosa, com o objetivo de abordar o cuidado integral com a saúde da mulher. Entre outros temas, o evento discutirá o impacto da pandemia e da violência doméstica e familiar na saúde mental das mulheres. Após o debate, haverá um período aberto para perguntas e troca de experiências das participantes.

(Divulgação).

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosalina Batista, o encontro está alinhado às atribuições do órgão que, junto à administração municipal, tem o dever de propor e fiscalizar o cumprimento de políticas públicas.  “Nesse período de pandemia, as mulheres têm enfrentado uma sobrecarga muito grande, tendo que lidar com a doença, o desemprego, o luto e a perda, que causam situações de desequilíbrio mental. Por isso, estamos provocando a discussão desses fatores, de modo que a saúde da mulher seja abordada em todos os seus aspectos”, disse.

Parcerias – O encontro virtual “Saúde Mental e Bem-Estar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Departamento de Saúde Coletiva da UEL.

(Com informações do N.COM/Prefeitura de Londrina).

Leia também