Maioria de pacientes de UTI não tem esquema vacinal completo contra Covid-19

Levantamento foi realizado pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário (HU/UEL).

Levantamento divulgado nesta terça-feira (2) pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário (HU) da UEL demonstrou que entre os pacientes mais graves internados na UTI Covid-19, 90% não estão totalmente vacinados contra a COVID-19. Desse total, cerca de 65% têm mais de 60 anos e apresentam comorbidades. Nesta terça-feira, de acordo com a diretoria do HU, a taxa de ocupação de leitos Covid-19 adulto atingiu 30% da capacidade. O hospital informou que trabalha com a totalidade de leitos – 91 de enfermaria, 50 de UTI adulto e cinco leitos disponíveis na UTI pediátrica.

“Esses dados demonstram a importância e a eficácia da vacinação contra Covid-19, considerando todas as doses preconizadas. Tem sido fundamental para evitar as formas graves da doença, já que a maioria dos pacientes internados em UTI não estão vacinados ou possuem o esquema incompleto da vacinação. Logo, comprovadamente por meio desses dados, a vacina demonstra ser uma ferramenta essencial ao combate contra o coronavírus”, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.

Esquema vacinal

Considerando todos os pacientes internados com Covid-19 em enfermarias e nas UTIs, 78% não completaram o esquema vacinal contra a doença. Segundo o Núcleo de Epidemiologia, deste total 30% não tomaram nenhuma dose da vacina e 48% não tomaram a 2ª ou 3ª dose.

As informações consideraram os internamentos desta terça-feira (2), porém, o Núcleo de Epidemiologia está fazendo este acompanhamento desde 1º de janeiro deste ano. Considerando as informações deste primeiro mês de 2022, é possível concluir que não há grandes variações nos dados obtidos, ou seja, a grande maioria dos internados não concluíram a vacinação contra a Covid-19.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).