Prazo da doação de sangue é reduzido de 30 para 10 dias para recuperados da Covid-19

Os interessados podem agendar a doação no site da Secretaria de Saúde do Paraná.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reduziu de 30 para 10 dias o tempo mínimo para doação de sangue a curados de Covid-19, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde (MS). De acordo com a decisão, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença (ou seja, após o fim do último sintoma). Mesmo os pacientes assintomáticos devem aguardar os 10 dias para fazer a doação.

Segundo o diretor técnico do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo, a medida vem em boa hora e é bastante segura. “Com o tempo, conseguimos aprender o comportamento do vírus. A diminuição do prazo é segura para os doadores”, garantiu Trigo, que também é professor do Departamento de Hematologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

(Divulgação/Hemocentro).

O diretor explicou que há três cenários distintos que apresentaram mudanças. No caso de quem teve a doença e apresentou sintomas, pode doar a partir dos 10 dias depois do último sintoma; pacientes assintomáticos podem doar 10 dias após a confirmação da doença, por testagem; por fim, quem teve contato com algum positivado e não apresentou sintomas pode doar 7 dias após o contato. “Antes, havia o prazo de 30 dias, indiscriminadamente”.

Redução dos estoques

Com a pandemia, a equipe do Hemocentro viu o estoque de bolsas de sangue diminuir. Nos dois últimos anos, foram coletadas em média 1115 bolsas por mês. Antes, eram coletadas em média 1250 bolsas por mês – ou seja, houve uma redução próxima de 10% nas coletas. Trigo também lembra que as doações são concentradas aos sábados: cerca de um terço do total concentrado nos finais de semana. “Desse modo, temos um aumento de demanda bem grande aos sábados, enquanto, durante a semana, temos pouca procura.”

As doações no Hemocentro continuam sendo feitas por agendamento. Os interessados podem acessar a página da Secretaria de Saúde, escolher a unidade para agendamento e o horário. “Com o agendamento, o processo é bastante rápido. Dura no máximo 1 hora”, garante o diretor da unidade.

Serviço

O Hemocentro Regional de Londrina fica próximo ao Hospital Universitário, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, nº 156,  telefones (43) 3371-2218 ou (43) 3371-2356.