Hemocentro de Londrina incentiva doação de sangue antes do feriado de Carnaval

Hemocentro de Londrina incentiva doação de sangue antes do feriado de Carnaval

Segundo informações do setor, todos os grupos sanguíneos positivos e negativos estão com níveis baixos.

A direção do Hemocentro Regional de Londrina/Hospital Universitário (HU/UEL) comunica que não haverá atendimento à população nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira), em razão do feriado de Carnaval. O Hemocentro convida a comunidade a doar sangue na semana anterior ao Carnaval, visto que o estoque de bolsas de sangue está baixo e o feriado é um período com poucos doadores. Para doar é necessário agendar uma data no endereço saúde.pr.

No sábado, 26 de fevereiro, o Hemocentro funcionará das 8h às 17h30 e na quarta-feira de Cinzas, 2 de março, o horário de funcionamento será das 13h às 18h30.

Doações são usadas para o atendimento de pacientes em urgência e emergência, principalmente, em cirurgias e transfusões, atendendo 22 hospitais de Londrina e região.

Nos dois últimos anos, o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro do HU/UEL diminuiu consideravelmente. Foram coletadas em média 1115 bolsas por mês, 15% a menos do que as médias apresentadas em anos anteriores. As doações são usadas para o atendimento de pacientes em urgência e emergência, principalmente, em cirurgias, transfusões, transplantes e demais tratamentos clínicos. Segundo a unidade, para o serviço manter um estoque seguro, é preciso que sejam coletadas em torno de 52 doações aptas diariamente, de segunda a sábado.

Com o número reduzido de doações, todos os grupos sanguíneos positivos e negativos estão com níveis baixos e, de acordo com a unidade, caso não haja aumento na quantidade de doadores a situação pode se agravar. Portanto, todas as doações são bem-vindas, principalmente, do sangue O Negativo (tipo universal), utilizado em emergências, quando não se sabe o tipo sanguíneo do paciente.

Atualmente o Hemocentro do HU/UEL atende 22 hospitais do SUS que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer (ICL) e o Hospital Universitário de Londrina.

Serviço

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU/UEL, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h30. Também aos sábados das 8h às 17h30.

Mais informações pelos telefones (43) 3371-2356 ou no 3371-2218. 

(Com texto e informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

Leia também