Professora participa de mesa sobre educação farmacêutica em favor da vida em congresso

Evento foi realizado em Salvador, entre os dias 3 e 6 de agosto, sob o tema "O trabalho farmacêutico e a ciência em favor da vida no Século XXI"

A professora Ester Dalla Costa, do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, participou da mesa “A educação farmacêutica em favor da vida”, promovida durante o terceiro dia do 10º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O evento foi realizado em Salvador (BA), entre os dias 3 e 6 de agosto, e o tema deste ano foi “O trabalho farmacêutico e a ciência em favor da vida no século XXI”.

O Congresso reuniu profissionais da área para discutir a situação política, os desafios da profissão farmacêutica e os rumos da saúde pública no Brasil. Além disso, foi eleita uma nova diretoria para a Federação e aprovado o plano de lutas e resoluções como indicativos dos trabalhos da nova gestão.

Durante a mesa, foram abordadas questões relacionadas à adequação da Diretrizes Curriculares Nacionais às necessidades da população. Os participantes também debateram a proliferação desordenada de cursos de graduação na Modalidade EaD na área da Saúde e suas implicações, bem como a importância da formação na área da ciência, tecnologia, inovação e cuidado em Saúde.

Além da professora, a mesa foi composta pela coordenadora da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e diretora de educação da Fenafar, Silvanna Nair Leite; e por Beatriz de Oliveira Azevedo, da coordenação colegiada da Executiva dos Estudantes de Farmácia (Enefar). A mediação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado da Bahia, Magno Teixeira.

Professora da UEL compôs a mesa redonda “A educação farmacêutica em favor da vida” (Arquivo pessoal)

*Estagiária na COM/UEL.