Formandos de Odontologia do PR farão exame de proficiência em novembro

A prova não é obrigatória e deve ser aplicada nas maiores cidades do Paraná. Somente na UEL, cerca de 60 formandos estarão aptos ao teste.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Pela primeira vez, formandos do curso de Odontologia de todo o Paraná farão um exame de proficiência com o objetivo de aferir a qualidade da formação e a própria Instituição de Ensino, colaborando para uma melhor atuação profissional. A prova não é obrigatória e será aplicada nas maiores cidades do Paraná, no próximo dia 5 de novembro, em locais e horários que deverão ser divulgados posteriormente. Somente na UEL, cerca de 60 formandos estão aptos a fazer o teste.

A iniciativa é do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Paraná, com apoio da Associação Brasileira de Ensino de Odontologia (Abeno). O exame é considerado um projeto piloto a ser estendido para todo o país. No Paraná, existem hoje 37 cursos de Odontologia.

Segundo a coordenadora do Colegiado de Odontologia da UEL, Maria Luiza Hiromi Kasai, professores participaram da discussão do exame de proficiência e apoiam a iniciativa, uma vez que o resultado poderá indicar a qualidade dos profissionais e do ensino da área. Embora a participação seja voluntária por parte do aluno, a coordenadora incentiva que todos os formandos façam o teste.

“Para nós, é uma forma de medir o desempenho, teremos uma devolutiva sobre a absorção do ensino e da aprendizagem”, descreve a professora. O exame prevê 40 questões de múltipla escolha. A prova será aplicada pelo Instituto Quadrix, de São Paulo, elaborada por professores de Odontologia do Paraná e baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O secretário do CRO/PR e professor aposentado da UEL Claudenir Rosseto explica que a ideia surgiu em 2019 e foi discutida amplamente com as coordenações de cursos de universidades e faculdades do Paraná. Ele afirma que a partir desse projeto piloto que será aplicado no Paraná, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) deverá encampar uma iniciativa para estender o exame para o país, a exemplo do que já ocorre com profissionais da área do Direito e da Contabilidade. Para que o exame seja obrigatório é preciso uma Lei Federal que institua e regulamente a medida.

“As universidades dão a formação, mas quem regulamenta a profissão são os conselhos de classe, que representam e defendem a sociedade”, define o secretário do CRO. Segundo ele, no Paraná a prova deverá ser aplicada em pelo menos 11 cidades – Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Umuarama e Jacarezinho. Segundo ele, cerca de 1,5 mil formandos estão aptos a realizar o teste.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente de 3 a 16 de outubro, no portal do CRO/PR. A prova está prevista para dia 5 de novembro, no período da tarde. O gabarito preliminar será divulgado no dia 7, também no site do CRO. Os formandos que obtiverem média a partir de 7 deverão receber um certificado de participação. Os formandos que obtiverem os 20 melhores resultados em todo o estado receberão um certificado de mérito emitido pelo Conselho. O CRO pretende ainda encaminhar ofício aos gestores municipais para incluir o resultado do exame nas provas de títulos em concursos direcionados a Cirurgiões-Dentistas no Paraná.