Projeto em parceria com UEM e UEPG avalia perfil de pessoas com obesidade

Realizado em parceria com secretarias de Saúde e universidades estaduais de Maringá e Ponta Grossa, o Capacita DCNT atua em unidades de saúde.

Isabella Abrão*

Agência UEL

O projeto Capacita DCNT está em busca de pessoas com obesidade e/ou que acham que estão acima do peso para responderem questionários online, disponíveis no site oficial da inciativa. O projeto tem como objetivo aprimorar o processo de trabalho de equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Paraná para o enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

Quem responder às questões, receberá por escrito orientações sobre prevenção e controle da doença, como dicas para alimentação saudável, atividade física e mudança de estilo de vida. A intenção é contribuir com a prevenção e o tratamento da obesidade e de doenças associadas principalmente nos municípios de Londrina, Maringá e Ponta Grossa, que apresentam taxa de obesidade maior que a média nacional.

O projeto multicêntrico é realizado em parceria com as universidades estaduais de Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) e conta com estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Saúde Coletiva. O projeto é coordenado pelo professor Denilson de Castro Teixeira, do Departamento de Educação Física (Cefe), e conta com apoio das secretarias de Saúde de Maringá e Ponta Grossa.

Capacita DCNT

O Capacita DCNT visa capacitar cerca de 350 profissionais de saúde da APS do Paraná, por meio de recursos recebidos do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para isso, o Capacita DCNT realiza avaliações diagnósticas para identificar o perfil das equipes e dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atualmente, a iniciativa encontra-se na etapa de mapeamento da obesidade, buscando conhecer melhor as características dos indivíduos que possuem a doença.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas através das redes sociais do projeto pelo @capacitadcnt.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.