Dia Mundial Sem Tabaco terá campanha no HU e AEHU

Dia Mundial Sem Tabaco terá campanha no HU e AEHU

Neste ano, campanha leva o tema "Precisamos de comida, não de tabaco", com objetivo de aumentar produção de culturas alternativas ao fumo.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL


O Hospital Universitário (HU/UEL) e o Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU) realizam, nesta quarta-feira (31), uma ação de conscientização sobre a importância da cessação do tabagismo e dos seus malefícios. A ação é mundial. Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza uma movimentação internacional para o Dia Mundial Sem Tabaco. Neste ano, a campanha leva o tema “Precisamos de comida, não de tabaco”, com o objetivo de aumentar a produção de culturas alternativas, mais nutritivas e sustentáveis, como opção ao cultivo do fumo.

A ação no AEHU, no Campus, ocorre durante o dia todo nos cinco setores do ambulatório, com distribuição de panfletos e orientações, mobilizando a equipe da Pneumologia, junto com o grupo Pulmonare, a Diretoria de Enfermagem e a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (Dasc) da Superintendência, em parceria com a Diretoria Clínica. Já as ações no HU serão no hall de entrada do hospital, com a participação da equipe da Divisão de Ensino e Pesquisa (Depe) e da Dasc, também com distribuição de folders. Nos dois locais a campanha envolverá não só conscientização sobre tabaco consumido em cigarros, como também narguilé, dispositivos eletrônicos e vapers.

Campanha Dia Mundial Sem Tabaco 2023 (Divulgação)

A importância da campanha

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A campanha é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por
doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC).

Ações no AEHU disseminou informações preventivas sobre tabagismo (Foto: André Ridão/Agência UEL)

Além de estar associado às DCNT, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

“O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Se a tendência atual continuar, a previsão é de que em 2030 o tabaco matará cerca de oito milhões de pessoas por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerão em países de baixa e média rendas”, alerta a pneumologista Fátima Chibana, responsável por pneumologia no AEHU e da disciplina de Pneumologia do curso de Medicina da UEL.

Leia também