Lançamento do projeto Voe Alto reúne autoridades no Hospital Universitário

Objetivo do projeto é servir de ferramenta na educação em Saúde, criando conteúdo científico sobre maternidade.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O projeto Voe Alto, desenvolvido pela equipe multiprofissional da Maternidade, Unidades Neonatais e Banco de Leite Humano do HU, foi lançado na última sexta-feira (2), em cerimônia no Anfiteatro do Hospital. O projeto consiste em uma série de vídeos orientativos sobre assuntos como amamentação, cuidados com recém-nascidos, puerpério e sinais de alerta durante a gestação.

O objetivo é servir de ferramenta na educação em saúde à comunidade com informações atualizadas e baseadas em evidências científicas com profissionais de diversas áreas da saúde. Posteriormente, os vídeos são lançados no canal do YouTube do HU. Participaram do lançamento a Administração da UEL e HU, representantes da Câmara dos Vereadores de Londrina, a deputada federal Luísa Canziani e membros da 17ª Regional de Saúde.

A superintendente do HU, Vivian Feijó, destacou a dedicação de profissionais da Maternidade, Unidades Neonatais e Banco de Leite Humano, entre outros, na produção do projeto, que faz parte de uma luta constante de salvar bebês e orientar as mães. “O projeto é lindo, muito bem planejado e pensado. E essa ferramenta de saúde pode ser levada também para outras instituições da região. O que falta é espaço, porque a dimensão do trabalho do HU é muito grande. A ferramenta é extremamente eficiente”, comentou.

Cerimônia reuniu autoridades no Anfiteatro do HU (Foto: Marco Antonio Corbanez/Agência UEL)

A vereadora Lenir de Assis destacou o fato de que o projeto é tão importante que, segundo ela, “pode virar uma ferramenta de política pública”. “Projetos como esse são essenciais para a comunidade”, finalizou.

“Nós precisamos multiplicar esse tipo de trabalho. Fiquei muito emocionada com ele”, disse Ogle Breatriz Bacci, da 17ª Regional de Saúde. O vice-reitor da UEL, Airton Petris, que representou a reitora, Marta Favaro, na cerimônia, destacou  a importância da educação em saúde desenvolvida no HU. “É muito gratificante ver projetos como esse sendo oferecido à comunidade. É muito diferente do que já vimos na área”, disse o vice-reitor, que manifestou o agradecimento da Universidade como um todo ao HU pelo trabalho em prol da população.

Coube à enfermeira obstetra Karen Gomes e à médica neonatologista Fernanda Pegoraro fazerem a apresentação do projeto.