Professor do CCS integra Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde

Professor do CCS integra Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde

Trabalho tem caráter científico, reunirá especialistas de diversas regiões brasileiras e será concluído até 2024

O professor Pablo Caldarelli, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, vai integrar o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde (MS) que deverá fazer a atualização do Guia de Recomendações para o uso de Fluoretos no Brasil, editado originalmente em 2009. O convite foi feito ao professor essa semana, pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O trabalho tem caráter técnico-científico, reunirá especialistas de diversas regiões brasileiras e deverá ser concluído até o primeiro semestre do próximo ano.

Professor Pablo Caldarelli é graduado em Odontologia pela UEL. GT reúne diversos especialistas e deve ser concluído até o primeiro semestre de 2024 (Divulgação)

Caldarelli é graduado em Odontologia pela UEL, mestre em Saúde Pública e doutorado em Cariologia. A função do GT será apontar sugestões para atualização do protocolo de prática preventiva do uso de flúor. Segundo o professor, a recomendação da fluoretação foi responsável pelos índices de redução da cárie no Brasil, mas ainda existem mitos sobre a recomendação e pacientes bastantes resistentes à utilização. Ele explica que caberá aos pesquisadores convidados apontar as melhores evidências científicas que deverão compor o relatório final.

O GT será coordenado pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância Bucal, mantido pela Universidade de São Paulo (USP). A primeira reunião do grupo está agendada para o próximo dia 30 de junho, via plataforma Meet, quando deverá ser definido um cronograma de trabalho entre todos os membros convidados.

Leia também