Hospital Universitário faz campanha de prevenção ao suicídio

Equipe falou com visitantes e pacientes do Hospital. Campanha Setembro Amarelo neste ano é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Uma equipe multiprofissional de saúde mental abordou pacientes, funcionários e visitantes na última segunda-feira (25), durante ação da campanha Setembro Amarelo, no hall de entrada do Hospital Universitário (HU) da UEL. O tema da campanha neste ano é “Se precisar, peça ajuda!” e a organização nacional é da Associação Brasileira de Psiquiatria.

O evento foi organizado pela enfermeira Thamylle Benicio; pelos residentes Aline Malheiro (Saúde Mental) e Rafael Heber (Psiquiatria); pela assistente social Bruna Campos; pelo professor do Departamento de Enfermagem (CCS) Adriano Luiz da Costa Farinasso, além dos alunos do 2º ano de enfermagem da UEL, que trabalharam na sensibilização a prevenção do suicídio.

Grupo de residentes e estudantes participou de ações de conscientização nesta segunda (25), como panfletagem e abordagens (Marco Antonio Corbanez/Assessoria HU).

“É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar quem está passando por essa situação e ofereçam ajuda e uma escuta ativa, sem julgamentos, para mostrar que está disponível e demonstrar empatia”, ressalta Thamylle Benicio. A equipe distribuiu folders com os principais canais de ajuda disponibilizados pelo HU.

O suicídio é um problema de saúde pública que vem aumentando nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio no mundo, o que representa 1 a cada 100 mortes registradas.