HU encerra Outubro Rosa com depoimentos em vídeo de pacientes

Durante todo o mês, equipes do hospital fizeram palestras, atividades com pacientes, podcasts e até um vídeo em homenagem às pacientes.

O Hospital Universitário (HU) da UEL encerrou, nesta terça-feira (31), a Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste ano, diversas atividades foram realizadas, numa programação que contou com podcasts, palestras, atividades com as pacientes da Mastologia e Quimioterapia, entre diversas outras ações, seguindo o tema da Sociedade Brasileira de Mastologia “Juntos somos mais fortes”. Para encerrar a campanha, o Hospital Universitário lança hoje (31), um vídeo com depoimentos inspiradores de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, que já passaram ou ainda estão no tratamento da doença, grande parte das participantes do vídeo são servidoras do HU.

Abaixo, confira o vídeo na íntegra:

Além do vídeo lançado hoje, desde o começo do mês foram efetuadas diversas atividades, como a série de três episódios do podcast “HU-UEL com Você” trazendo informações sobre nutrição, saúde das mamas, exercícios físicos na prevenção e tratamento do câncer de mama, saúde mental e direitos da paciente com câncer. A playlist pode ser acessada aqui.

Atividades com pacientes foram realizadas durante todo o mês de outubro, no Hospital e AEHU (Fotos: Assessoria HU)

Durante todo o mês, as pacientes da Mastologia do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU-UEL) participaram de ações de acolhimento, humanização e orientações. Elas também foram presenteadas com uma bolsa confeccionada pelo projeto de extensão “MUDA: Reaproveitamento de Embalagens Cirúrgicas para a Fabricação de Produtos Manufaturados com Sustentabilidade e Ressocialização para Apenados”, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Danielly Negrão em parceria com a Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II). Junto com as bolsas, foram entregues almofadas pós-operatórias, preenchimentos para sutiã e lenços produzidos pelo grupo de voluntárias “Mama Solidária”.

Outubro Rosa contou com palestras, oficinas e várias atividades, inclusive com pacientes da Mastologia e Quimioterapia.

No dia 18 de outubro, ocorreu no Anfiteatro do HU uma palestra sobre nutrição na prevenção do câncer de mama e diagnóstico precoce da doença. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de diversas autoridades. As pacientes da Quimioterapia do HU tiveram um dia especial, no qual foram maquiadas e fotografadas. Elas receberam de presente a foto impressa e a bolsa do projeto MUDA com almofadas do “Mama Solidária”.

O projeto “Se Liga na Música” também percorreu os setores do AEHU e HU-UEL levando música aos pacientes, visitantes e funcionários. Profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia e serviço social percorreram as salas de espera do AEHU e HU levando orientações as pacientes dos setores de Mastologia e Quimioterapia.
Profissionais do HU também participaram de palestras sobre o Outubro Rosa em outras instituições. No dia 28, o Espaço Saúde do HU participou da Caminhada Outubro Rosa, em frente à Prefeitura Municipal de Londrina.