Torneio Beira Morto de Futebol Suíço registra média de cinco gols por partida 

Torneio Beira Morto de Futebol Suíço registra média de cinco gols por partida 

Em 19 jogos, as seis equipes balançaram as redes 94 vezes, fazendo a alegria dos torcedores, sempre no horário do almoço.

Durante os meses de setembro e outubro, ao menos 90 servidores da Universidade Estadual de Londrina entraram em campo para disputar o torneio Beira Morto de Futebol Suíço. Em 19 jogos, as seis equipes balançaram as redes 94 vezes, fazendo a alegria dos torcedores, sempre no horário do almoço. Os números foram apresentados na cerimônia de encerramento e premiação dos participantes, realizada na sede do Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel), no início da tarde desta terça-feira (21). 

Em seu pronunciamento, o coordenador técnico do torneio, Claudinei Firmino, exaltou o espírito esportivo dos jogadores-atletas, que atuam como servidores técnicos-administrativos em setores como a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Fazenda Escola, em sala de aula e, ainda, na segurança da UEL. Para ele, os principais objetivos do campeonato, que são incentivar a prática esportiva e a integração entre funcionários da UEL, foram atingidos totalmente. 

Agradecendo a participação de todos, o vice-reitor da UEL, o professor Airton José Petris, também participou da entrega das medalhas e troféus às equipes vencedoras. Também estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Gonçalves Mendes Oguido, o presidente da Assuel, Marcelo Alves Seabra, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda Andrade, o pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, e o prefeito do Campus, Luiz Claudio Buzeti.  

Resultados 

Disputadas todas as rodadas do torneio, quem levantou a taça de campeã pelo grupo Ouro foi a equipe Cesa, formada por servidores do Centro de Estudos Sociais Aplicados. Dentre os destaques, estão a defesa menos vazada e a artilharia do campeonato. São eles o goleiro e professor Thiago Spiri Ferreira, que é docente do Departamento de Administração e gerente da Incubadora de Base Tecnológica da UEL (Intuel), e o artilheiro Márcio Messias de Miranda, com 12 gols marcados.  

A vice-campeã do grupo Ouro foi a equipe Cefaz, que é formada por servidores do Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) e da Fazenda Escola, e que também se destacou por sua defesa pouco vazada e artilharia. Com o goleiro Eder Júnior de Araújo da Silva, a Cefaz também sofreu apenas sete gols. Ao mesmo tempo, também contou com 12 gols marcados pelo craque Paulo Sergio Jota. Outro destaque do time foi Gabriel Gonçalves Freire, indicado pela comissão organizadora como destaque do campeonato. 

Já pelo grupo Prata, ficaram melhor posicionadas na tabela as equipes Segurança (vice-campeã) e Jardinagem (campeã) e outro destaque importante foi para os torcedores “assíduos”, Inês Santos e Marcelo Vitorino.

Registrando média de sete faltas por partida, os 90 atletas receberam apenas oito cartões amarelos, deixando de exigir do árbitro Valentim Alexandre Higino uma postura mais incisiva para conter os ânimos.

O Torneio Beira Morto de Futebol Suíço é realizado no campo próximo ao Museu de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O local abriga corpos para estudos, o que foi a inspiração para o nome da competição. O torneio é uma promoção da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh), Gabinete da Reitoria e dos centros de Educação Física e Esportes (Cefe) e Estudos Sociais Aplicados (Cesa). A competição também conta com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina, Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (Apuel) e do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos (Assuel). 

Leia também