Bebê Clínica retoma atendimentos e mira comemorações de 40 anos
Bebê Clínica retoma atendimentos e mira comemorações de 40 anos
Programação inclui lançamento de livro, homenagens e outras atividades. Órgão é referência no atendimento em todo o Brasil.Reconhecida nacionalmente pelo seu impacto na promoção da saúde bucal de crianças e jovens em toda a Região Metropolitana de Londrina (RML), a Clínica de Especialidades Infantis (CEI) da UEL, a Bebê Clínica, retoma o atendimento na manhã desta segunda-feira (15). Além de contar com um novo prontuário eletrônico para a prestação do serviço, que é oferecido atualmente na Clínica Odontológica da UEL (Campus Universitário), a diretoria do órgão suplementar dá início, em 2024, às comemorações dos 40 anos de atividades ininterruptas. Esta programação será desenvolvida ao longo dos próximos três anos e conta com o lançamento de um livro, além de homenagens e outras atividades.
O objetivo da publicação do livro, destaca a diretora da Bebê Clínica, Cássia Dezan, é eternizar a história de importantes personagens, como o ex-professor do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) da UEL, Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter (in memorian), um dos fundadores do projeto de pesquisa e extensão que, mais tarde, se tornaria a Bebê Clínica. Em 1984, Walter coordenou o processo de submissão do projeto intitulado “Plano de Atendimento Odontológico no Primeiro Ano de Vida” à Financiadora de Projetos (Finep), do Governo Federal. No ano seguinte, com a implantação, a iniciativa ajudou a colocar em prática uma nova estratégia de promoção da saúde bucal das crianças, conta a coordenadora.
“Naquela época, a cultura era que a primeira consulta odontológica da criança acontecia aos três anos de idade. Mas, neste ponto, mais da metade das crianças já possuíam algum dente comprometido por cárie”, lembra a professora.
Naquele período, explica, era possível diagnosticar cáries em até 1% das crianças de um ano de idade. No caso do grupo com média de dois anos, o índice encontrado era ainda maior, cerca de 27%, exigindo uma resposta da Universidade Estadual de Londrina para a prestação do atendimento odontopediátrico às famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente.
“Do primeiro para o segundo ano de vida, você tinha um incremento de cinco vezes na prevalência de cáries. Dos dois anos para os três, praticamente dobrava: 50%. Então, perdia-se uma janela de oportunidades de incentivar a promoção da saúde. Sabendo disso, o professor Luiz Walter pensou em adiantar a primeira consulta para o primeiro ano de vida. Foi um grande diferencial”, lembra a coordenadora.
Após dois anos de adaptações e avanços no atendimento, a Bebê Clínica foi estruturada e inaugurada em 12 de março de 1986, junto da Clínica Odontológica da UEL, onde foram ofertadas as principais técnicas da época específicas para a prevenção. O atendimento passou a priorizar a limpeza bucal e a aplicação diária da solução de fluoreto de sódio (Naf) em bebês a 0,02%, utilizando também cotonetes para afastar o risco de fluorose dental.
A partir dos avanços constatados nas décadas de 1980 e 1990, o conceito pioneiro aplicado em Londrina chamou a atenção, sendo reproduzido hoje em dia até em países como Israel, afirma a coordenadora. Emocionada, ela também menciona que há um desejo entre os servidores de concederem o nome de Luiz Walter à Bebê Clínica, como parte da programação dos 40 anos. “O nome seria Clínica de Especialidades Infantis Dr. Luiz Walter”, informa.
2024
A partir deste ano, a equipe contará com um novo prontuário eletrônico, desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da UEL para promover agilidade e dinamismo no atendimento. O novo sistema online, explica a diretora, já está sendo implementado no pronto-atendimento infantil e é mais vantajoso do ponto de vista da pesquisa e da produção de dados, além de colaboras com a reorganização do serviço.
“(A implantação do novo sistema) será importante também para a produção de relatórios para o SUS. A Bebê Clínica é totalmente financiada pelo Sistema Único de Saúde”.
Cássia Dezan, diretora da Bebê Clínica da UEL.
Atualmente, a equipe é formada por dois professores efetivos e quatro temporários que atuam de forma integrada aos profissionais da Clínica Odontológica Universitária (COU) da UEL. Os principais serviços são os diagnósticos clínicos realizados no pronto-atendimento, e que são relacionados à dor de dente, lesões na boca e traumatismos, além de procedimentos como suturas, exodontias (extração de dentes) e endodontias (tratamentos de canal).
A Bebê Clínica atende crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Mais informações podem ser encontradas no página da Bebê Clínica no Instagram ou pelo telefone 3371-7610.