Bebê Clínica retoma atendimentos e mira comemorações de 40 anos

Programação inclui lançamento de livro, homenagens e outras atividades. Órgão é referência no atendimento em todo o Brasil.

Reconhecida nacionalmente pelo seu impacto na promoção da saúde bucal de crianças e jovens em toda a Região Metropolitana de Londrina (RML), a Clínica de Especialidades Infantis (CEI) da UEL, a Bebê Clínica, retoma o atendimento na manhã desta segunda-feira (15). Além de contar com um novo prontuário eletrônico para a prestação do serviço, que é oferecido atualmente na Clínica Odontológica da UEL (Campus Universitário), a diretoria do órgão suplementar dá início, em 2024, às comemorações dos 40 anos de atividades ininterruptas. Esta programação será desenvolvida ao longo dos próximos três anos e conta com o lançamento de um livro, além de homenagens e outras atividades.

O objetivo da publicação do livro, destaca a diretora da Bebê Clínica, Cássia Dezan, é eternizar a história de importantes personagens, como o ex-professor do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) da UEL, Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter (in memorian), um dos fundadores do projeto de pesquisa e extensão que, mais tarde, se tornaria a Bebê Clínica. Em 1984, Walter coordenou o processo de submissão do projeto intitulado “Plano de Atendimento Odontológico no Primeiro Ano de Vida” à Financiadora de Projetos (Finep), do Governo Federal. No ano seguinte, com a implantação, a iniciativa ajudou a colocar em prática uma nova estratégia de promoção da saúde bucal das crianças, conta a coordenadora.

Bebê Clínica funciona no prédio da COU, no Campus Universitário (Arquivo).

“Naquela época, a cultura era que a primeira consulta odontológica da criança acontecia aos três anos de idade. Mas, neste ponto, mais da metade das crianças já possuíam algum dente comprometido por cárie”, lembra a professora.

Naquele período, explica, era possível diagnosticar cáries em até 1% das crianças de um ano de idade. No caso do grupo com média de dois anos, o índice encontrado era ainda maior, cerca de 27%, exigindo uma resposta da Universidade Estadual de Londrina para a prestação do atendimento odontopediátrico às famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente.

Luiz Walter durante atendimento com bebê, na década de 70. Serviço se tornou uma grande referência na odontologia para bebês e crianças (Arquivo).

“Do primeiro para o segundo ano de vida, você tinha um incremento de cinco vezes na prevalência de cáries. Dos dois anos para os três, praticamente dobrava: 50%. Então, perdia-se uma janela de oportunidades de incentivar a promoção da saúde. Sabendo disso, o professor Luiz Walter pensou em adiantar a primeira consulta para o primeiro ano de vida. Foi um grande diferencial”, lembra a coordenadora.

Após dois anos de adaptações e avanços no atendimento, a Bebê Clínica foi estruturada e inaugurada em 12 de março de 1986, junto da Clínica Odontológica da UEL, onde foram ofertadas as principais técnicas da época específicas para a prevenção. O atendimento passou a priorizar a limpeza bucal e a aplicação diária da solução de fluoreto de sódio (Naf) em bebês a 0,02%, utilizando também cotonetes para afastar o risco de fluorose dental.

A partir dos avanços constatados nas décadas de 1980 e 1990, o conceito pioneiro aplicado em Londrina chamou a atenção, sendo reproduzido hoje em dia até em países como Israel, afirma a coordenadora. Emocionada, ela também menciona que há um desejo entre os servidores de concederem o nome de Luiz Walter à Bebê Clínica, como parte da programação dos 40 anos. “O nome seria Clínica de Especialidades Infantis Dr. Luiz Walter”, informa.

2024

A partir deste ano, a equipe contará com um novo prontuário eletrônico, desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da UEL para promover agilidade e dinamismo no atendimento. O novo sistema online, explica a diretora, já está sendo implementado no pronto-atendimento infantil e é mais vantajoso do ponto de vista da pesquisa e da produção de dados, além de colaboras com a reorganização do serviço.

Professora Cássia Dezan, diretora da Bebê Clínica. Implantação do novo sistema online no setor deve melhorar atendimento para a população.

“(A implantação do novo sistema) será importante também para a produção de relatórios para o SUS. A Bebê Clínica é totalmente financiada pelo Sistema Único de Saúde”.

Cássia Dezan, diretora da Bebê Clínica da UEL.

Atualmente, a equipe é formada por dois professores efetivos e quatro temporários que atuam de forma integrada aos profissionais da Clínica Odontológica Universitária (COU) da UEL. Os principais serviços são os diagnósticos clínicos realizados no pronto-atendimento, e que são relacionados à dor de dente, lesões na boca e traumatismos, além de procedimentos como suturas, exodontias (extração de dentes) e endodontias (tratamentos de canal).

A Bebê Clínica atende crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Mais informações podem ser encontradas no página da Bebê Clínica no Instagram ou pelo telefone 3371-7610.