Espaço Cuidar estima 30 mil atendimentos durante ExpoLondrina 2024

Espaço Cuidar estima 30 mil atendimentos durante ExpoLondrina 2024

Mais de 300 profissionais da saúde, alunos e docentes do HU e da UEL estiveram envolvidos nas 54 atividades disponíveis no Espaço Cuidar.

A movimentação de visitantes na Praça HU-UEL – Espaço Cuidar foi intensa durante a ExpoLondrina. A variedade de atividades focadas na saúde e no bem-estar levou cerca de 30 mil pessoas ao local. O balanço mostra que este número mais que dobrou em relação ao ano passado, que teve 12 mil atendimentos. 

Mais de 300 profissionais da saúde, alunos e docentes do Hospital Universitário de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina estiveram envolvidos nas 54 atividades disponíveis no Espaço Cuidar. Foram 14 estações, seis fixas: aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, aromaterapia, cadeira e coletes massageadores, avaliação da sarcopenia e alimentação saudável, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, intoxicações, como agir em uma parada cardiorrespiratória e desengasgo adulto e infantil.

Segundo a enfermeira do HU, Demely Ferreira, as práticas interativas foram as mais procuradas. “Até o momento foram 2 mil atendimentos de auriculoterapia, 2.3 mil de massagem, 3.6 mil de aromaterapia, totalizando 7.9 mil atendimentos nas práticas integrativas”, ressalta. Para Demely, essas atividades estimulam o autocuidado “as pessoas relaxam e descansam”, acrescenta. 

O gerente de vendas da Metronorte, Roger Alfredo dos Santos aproveitou o momento de intervalo para fazer auriculoterapia. “Hoje estou com um pouco de dor de estômago, e senti um alivio imediato com a prática”. A auriculoterapia é caracterizada pela utilização dos pontos específicos das orelhas para tratamento de sintomas associados às diferentes patologias, pequenos cristais que são colocados nesses pontos. “Como não é com a agulha, a pessoa tem que apertar, estimular durante o dia. Você deixa o cristalzinho por sete oito dias na orelha”, explica a técnica de enfermagem de práticas interativas DASC HU, Cleonice Zeri. As atividades integrativas são realizadas no HU para profissionais e alunos da área da saúde. 

O Espaço Cuidar ficou na entrada do Parque Ney Braga. “Esse ano tivemos 300 metros quadrados. Temos muitas frentes de promoção à saúde, muitas atividades e cada área procurou trazer o melhor para a ExpoLondrina”, ressalta a diretora de enfermagem do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco. 

A diretora do HU disse também que a atividade com animais peçonhentos surpreendeu, com 3.7 mil orientações. “Nós temos tido eventos relacionados aos escorpiões, então as famílias têm se preocupado com essa possibilidade”. Além disso, a estação recebeu alunos das escolas públicas e privadas, curiosos para ver e até interagir com os animais. “Trouxemos uma jiboia e todos quiseram ver”, conta. 

A atividade com animais peçonhentos reuniu ao menos 3,7 mil pessoas nos dias de ExpoLondrina. (Foto: Lunartty Souta/ExpoLondrina).

Demely Ferreira lembra que não tem como falar de saúde sem falar do agro, “abordamos o conceito de saúde única, ou seja, o ser humano não está sozinho ele interage com ambiente, com outras pessoas”, finaliza. 

(Com informações da assessoria de imprensa da ExpoLondrina).

Leia também