Professor da UEL participa de entrega de Guia Nacional Para Uso de Fluoretos, em Brasília
Professor da UEL participa de entrega de Guia Nacional Para Uso de Fluoretos, em Brasília
No ano passado o professor foi convidado a integrar o Grupo de Trabalho responsável pela atualização do documentoO professor Pablo Caldarelli, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, participou nesta semana da cerimônia de comemoração dos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, realizada no Ministério da Saúde (MS), em Brasília/DF. Durante a solenidade, foi entregue oficialmente a atualização do Guia de Recomendações Para Uso de Fluoretos no Brasil, pronto depois de 10 meses de trabalho. O documento será disponibilizado para consulta pública na próxima semana.
No ano passado, o professor da UEL foi convidado a integrar o Grupo de Trabalho responsável pela atualização do documento, coordenado pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância Bucal, mantido pela Universidade de São Paulo (USP). O Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos foi editado originalmente em 2009. Durante a cerimônia no Ministério da Saúde, o professor Caldarelli recebeu um certificado de participação entregue pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.
A fluoretação foi responsável pela redução das incidências de cárie no Brasil nas últimas décadas. O trabalho de atualização do Guia mereceu um olhar técnico-científico e, para isso, reúne especialistas de diversas regiões brasileiras. O convite para participar do GT partiu da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, órgão ligado à Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério. O professor Caldarelli é graduado em Odontologia pela UEL, com mestrado em Saúde Pública e doutorado em Cariologia.