UEL aprova ações para ampliar assistência à saúde da comunidade universitária
UEL aprova ações para ampliar assistência à saúde da comunidade universitária
As iniciativas fortalecem a área de atendimento de emergência, seguridade de vida e de acidentes pessoais e saúde ocupacional.A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou nesta terça-feira (14), três medidas estratégicas voltadas à proteção e saúde de agentes universitários, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação. As iniciativas fortalecem a área de atendimento de emergência, seguridade de vida e de acidentes pessoais e saúde ocupacional. A aprovação ocorreu em reunião do Conselho de Administração (CA), na Sala dos Conselhos.
A primeira proposta aprovada prevê a implantação de serviço de cobertura assistencial pré-hospitalar de urgência e emergência em todas as unidades da UEL, dentro e fora do Campus. A medida busca garantir resposta rápida em situações críticas, oferecendo maior segurança a servidores e estudantes que frequentam os espaços da Universidade diariamente.
Com objetivo de ampliar a proteção, a segunda proposta aprovada é relacionada ao seguro coletivo de vida e de acidentes pessoais em favor dos membros da comunidade universitária e outros. Uma nova minuta foi aprovada – em revogação da Resolução CA nº 053/2015 que era mais restritiva. Com esta aprovação, todos os membros da comunidade estarão automaticamente segurados, seja pela matrícula ativa ou via ingresso com vínculo funcional. Com esta aprovação não haverá necessidade de solicitação de seguro a cada atividade externa ao campus.
A terceira proposta trata da prestação de serviços de Medicina do Trabalho, contemplando consultas médicas e oftalmológicas, exames como eletrocardiograma e audiometria, além da elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para agentes universitários e docentes. A iniciativa busca assegurar a continuidade de ações preventivas e de acompanhamento da saúde de servidores e docentes, diante da iminência de aposentadorias que poderiam comprometer o atendimento.
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, as medidas reforçam o compromisso institucional com o cuidado às pessoas já feito pelo Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) e pela Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade da UEL (Dasc) do Hospital Universitário. “Essas ações se somam às atividades já desenvolvidas e expressam a responsabilidade da universidade com a saúde da sua comunidade, garantindo tanto a prevenção quanto a capacidade de resposta em situações emergenciais. Quanto ao seguro coletivo de vida e de acidentes pessoais, há uma importante ação de diminuição de trâmites administrativos que demandava nossa comunidade, em especial nossos docentes”, defendeu.
Com os encaminhamentos aprovados pelo Conselho de Administração, os processos seguem para abertura de licitação ainda em 2025, com previsão de implantação dos serviços em 2026.