Lean nas Emergências realiza encontro estratégico sobre melhorias no PS

Lean nas Emergências realiza encontro estratégico sobre melhorias no PS

O objetivo é apontar soluções para a redução da superlotação e agilizando o atendimento para o paciente do SUS

Profissionais do Hospital Universitário (HU) participaram nos dias 8 e 9 de janeiro da primeira atividade do ano relacionada ao Lean nas Emergências – projeto do Ministério da Saúde, executado em hospitais de excelência (Proadi-SUS), que utiliza a filosofia Lean (enxuta) para eliminar desperdícios e otimizar processos em prontos-socorros. Em dois dias seguidos as equipes participaram de reuniões estratégicas realizando um diagnóstico dos processos.

Os encontros foram realizados dentro do 10º Ciclo do Lean nas Emergências, coordenado pelo Hospital do Coração (HCor-SP), iniciado em outubro de 2025. O objetivo é apontar soluções e metodologias visando a redução da superlotação e agilizando o atendimento por meio de fluxos eficientes para atendimento seguro e de qualidade aos pacientes do SUS.  

No primeiro dia profissionais de diversas áreas de atuação se reuniram em um encontro voltado à análise dos fluxos assistenciais e à identificação de pontos relacionados à organização e à eficiência dos processos. As equipes participaram de uma dinâmica que permitiu uma visão ampliada das rotinas e dos principais gargalos, sob a perspectiva multiprofissional.

A equipe médica do hospital se reuniu no segundo dia quando foram apresentados o diagnóstico situacional e os principais indicadores críticos do Pronto-Socorro. Após a apresentação, foram discutidos e levantados pontos de oportunidade de melhoria nos processos, considerando a visão e a experiência da equipe médica.

Com base nos indicadores coletados ao longo de 2025 e nas contribuições obtidas durante as reuniões, foram definidos três Planos de Ação, estruturados a partir das oportunidades de melhoria já identificadas e prevendo o envolvimento das equipes e o alinhamento institucional.

Considerando a complexidade e a abrangência do projeto, as ações serão desdobradas e desenvolvidas em grupos menores, de forma organizada e progressiva, garantindo foco, viabilidade e acompanhamento adequado dos resultados.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HU)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.