Universidade recebe alunos ingressantes a partir desta segunda-feira

Ingressantes devem ficar atentos aos procedimentos exigidos para confirmação de matrícula, entre os dias 1º e 5 de agosto.

A UEL recebe, a partir desta segunda (1º), cerca de três mil alunos ingressantes nos cursos de Graduação para o início do ano letivo de 2022. Modificado em decorrência da pandemia da Covid-19, o calendário do primeiro período letivo do ano de 2022 tem início nesta semana, chegando ao fim no dia 9 de dezembro. Já o segundo período letivo de 2022 está marcado para começar no dia 13 de janeiro de 2023.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os ingressantes fiquem atentos ao procedimento exigido para a confirmação da matrícula, que deverá ser realizado através do portal da Pró-Reitoria entre os dias 1º e 5 de agosto, conforme calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Somente depois da confirmação da matrícula os estudantes poderão ter acesso aos serviços disponíveis no Portal do Estudante. É no Portal do Estudante que os ingressantes poderão solicitar a impressão da carteira de estudante, necessária para o acesso ao Restaurante Universitário (RU), por exemplo. Na semana de recepção dos alunos, o atendimento presencial na Prograd vai ser realizado com o horário estendido, entre 8h e 11h30 e 14h e 20h.

Dedicada à apresentação da estrutura da universidade e dos serviços oferecidos pela UEL, a primeira semana de aulas será marcada por uma série de atividades. Além de conferirem a programação diretamente com os colegiados dos cursos, os ingressantes podem acessar o portal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para terem acesso ao cronograma de atividades.

Transporte público

Atualmente, seis linhas do transporte coletivo de Londrina passam pela UEL, sendo três delas com o início e o final do trajeto no Terminal Urbano, que fica na rua Benjamim Constant, 1020, Centro.

As linhas que partem do Terminal Urbano e passam pela UEL são: 305 (Campus UEL), 307 (Avelino Vieira) e 315 (Columbia). Além destas, as linhas 904 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Acapulco), 913 (Robert Koch/Gleba Palhano) e 932 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Oeste) também podem ser utilizadas para o acesso ao campus. Já os moradores de outros municípios atendidos pela empresa TIL podem embarcar na avenida Dom Geraldo Fernandes, em frente ao Terminal, enquanto o município aguarda a construção do novo Terminal Metropolitano de Londrina.

A lista com o trajeto de todas as linhas de ônibus do transporte coletivo de Londrina pode ser acessada no site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Cartão Transporte

Ingressantes que pretendem utilizar o transporte público devem aguardar a confirmação da matrícula para poderem adquirir créditos no Cartão Transporte.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio Administrativo de Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), Maria Regina Cunha Silva, uma equipe da empresa Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) estará presente no campus a partir desta terça-feira com o equipamento que realiza a confecção dos cartões transporte instantaneamente. O atendimento presencial vai ser realizado no Sebec, entretanto, esta operação também pode ser solicitada através do Sistema de Cadastro de Estudante (SiCadE web).

Saúde

Para apresentar todos os serviços ofertados pelo Sebec, uma equipe de oito servidores irá ao encontro dos ingressantes ao longo da Semana de Recepção.

Um dos serviços mais importantes é o de encaminhamento dos ingressantes aos profissionais de saúde conveniados. “Temos uma lista de profissionais de saúde que se colocam à disposição para oferecer o atendimento aos alunos da UEL com condições especiais. Basta o aluno vir aqui e solicitar um requerimento”, explica a chefe da Divisão de Apoio Administrativo do Sebec, Maria Regina Cunha Silva.

Moradia Estudantil

Com capacidade para abrigar 82 estudantes, a Moradia Estudantil da UEL está com 22 vagas remanescentes abertas. Até o dia 8 de agosto, estudantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos podem realizar a inscrição também através do portal do Sebec. “São 22 vagas remanescentes e as pessoas que ficarem em lista de espera ainda podem ser chamadas. Nós orientamos que os candidatos entrem no site e leiam o edital porque são muitos critérios socioeconômicos que são avaliados, não apenas a renda”, lembra Maria Regina.