Roberto Revelino, craque do RU, é o personagem no Dia do Servidor

À frente da enorme cozinha industrial do Restaurante Universitário, Riva está há 25 anos alimentando professores, servidores e estudantes na UEL.

Pedro Livoratti

Agência UEL

O Dia do Servidor Público, instituído por meio de Decreto Federal em 1939, a partir da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, é a data do calendário que lembra o profissional que atua nas diversas esferas de governo, com foco no atendimento ao cidadão. Na UEL, segunda maior empregadora pública de Londrina – ficando atrás somente da Prefeitura Municipal -, a data é celebrada com feriado instituído pelo Ato Executivo 29/2022, que estabelece o calendário administrativo e acadêmico.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UEL confirma o registro de 4084 servidores – professores e agentes universitários, incluindo o Hospital Universitário (HU) e demais órgãos e unidades. Desse total, 556, ou seja, aproximadamente 14% são servidores temporários, contratados por teste seletivo ou para prestação de serviço excepcional.

O cozinheiro industrial Roberto Revelino da Silva, 50 anos, é um dos servidores que tem muito a lembrar neste dia 28 de outubro. São 25 anos ininterruptos dedicados ao Restaurante Universitário (RU) da UEL, seguramente entre os maiores do país, com 750 lugares e capacidade para servir até 3500 refeições no almoço e mais de 2000 no jantar. O nome é uma homenagem a Roberto Rivellino, meia e ponta-esquerda que marcou o futebol nas décadas de 1960 e 1970, pelo Corinthians, Fluminense e Seleção Brasileira.

O “Riva da UEL” em campo. Servidor do RU há 25 anos, considera que a Universidade deve ser reconhecida pela sua importância no campo da educação, ciência e inovação (Agência UEL)

O “Riva da UEL” mostra sua habilidade à frente da enorme cozinha industrial do RU. Ele afirma que tem um trabalho maravilhoso, que considera um apoio ao estudante, professor e colegas servidores. Acredita que estudar é mais difícil que trabalhar e que a Universidade precisaria ser reconhecida pela importância no campo da educação, ciência e inovação.

“É aqui que é formada a nova geração. É daqui que sairão os futuros governantes”, enumera Riva. Ele acredita que a Universidade tem impacto social em todas as áreas da economia, uma vez que prepara a mão de obra qualificada que será posteriormente contratada, nas várias áreas do conhecimento. “É o que a Universidade faz, o estudo é o mais importante”, define.

No dia da entrevista, realizada na última terça-feira (25), no meio da manhã, Riva pediu um tempo para terminar o rápido almoço. Cozinheiro industrial faz a refeição às 10 horas, quase sem intervalo para poder concluir o cozimento da segunda panela que será servida momentos após. O cardápio era arroz, feijão, frango ao curry – acompanhado de legumes (cenoura e batata). Foi com orgulho que Riva mostrou a enorme panela que acomodava mais de 100 quilos de carne e legumes, tudo bem picado. O frango cuidadosamente grelhado em quatro enormes chapas. Para fazer o prato do dia, foram escalados, além de Riva, outros dois colegas.

Logo o início da manhã, Riva também integrou a equipe de cozinheiros que preparou o bolo de aniversário do Dia do Servidor, que será servido na véspera, nesta quinta (27). Muito apreciado pelos usuários, a sobremesa desse ano será de abacaxi e creme. Para facilitar, tudo é servido em potes, para um público estimado em 5 mil pessoas. Para dar conta de preparar tamanha quantidade, os cozinheiros planejaram a confecção em etapas, divididas em quatro dias. Massa de pão de ló assada, preparo do recheio, montagem da sobremesa nos copos, misturada ao abacaxi em calda e ao creme.

Segundo Riva, um trabalho cuidadoso e que vai garantir a alegria de estudantes e servidores na véspera desse 28 de outubro. “Honestamente, gosto do meu trabalho. É bonito de ver”, afirma ele. A torcida unida agradece.