Programa de Inclusão Social abre inscrições para seleção de bolsistas

Bolsas foram reajustadas para R$ 700,00. Prazo para inscrição encerra em 14 de junho, na página do Pibis-UEL.

Com bolsas ajustadas no valor de R$700,00, o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis) 2023 está com prazo de seleção aberto para estudantes de graduação. As inscrições podem ser feitas até 14 de junho, na página do Pibis-UEL. As bolsas de inclusão e permanência são concedidas pela Fundação Araucária, pelo período de um ano.

Podem participar da seleção, conforme o Edital Sebec/ProPPG/Proex/Prograd nº 01/2023, apenas estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UEL e que optaram pelo sistema de cotas (instituição pública ou autodeclarado negro de instituição pública). O objetivo é incentivá-los a participarem de projetos e programas acadêmicos, incluindo atividades científicas, tecnológicas e de inovação.

Seleção

O processo de seleção se baseia em duas etapas. Na primeira, é feita a seleção socioeconômica, em que a equipe do Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec) avalia os documentos enviados pelos candidatos.

Na segunda etapa, a seleção é acadêmica. Os classificados devem comprovar o desempenho acadêmico e a participação em projetos ou programas cadastrados junto a uma das três pró-reitorias acadêmicas – de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), de Graduação (Prograd) e de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

Resultado

As inscrições deferidas ou indeferidas serão divulgadas em 10 de julho, a partir das 17h. Nos dias 12 e 13 de julho, os estudantes terão prazo para recursos. A convocação dos selecionados será publicada em 24 de julho. Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis na página do Pibis-UEL.