RU da UEL comemora 50 anos nesta terça (30) com exposição fotográfica

“Relembrando Sabores” vai resgatar a trajetória do RU por meio de imagens. No dia do aniversário (30), será servido um cardápio especial.

Almoçar ou jantar no Restaurante Universitário (RU) faz parte da rotina de milhares de estudantes e servidores da Universidade Estadual de Londrina. O ponto de encontro para quem procura comida de qualidade com preço acessível comemora nesta terça-feira (30) o seu cinquentenário, quando foi inaugurado no Campus. Para marcar a data, terá início neste dia a exposição fotográfica “Relembrando Sabores”, no jardim de inverno do RU, que retrata a trajetória do restaurante desde os tempos em que ficava localizado no centro da cidade, onde foi inaugurado há exatas cinco décadas. A atividade é resultado de uma parceria entre o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), por meio da Divisão do RU, e o do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH).

Os 50 de história do RU estão divididos em duas fases. A primeira (1974-1998) remonta aos tempos em que o restaurante ficava na Avenida Juscelino Kubitschek, afastado do Campus. A segunda começa em 1998, quando foi construída a nova sede do RU dentro do Campus Universitário, onde funciona até os dias de hoje.

Atualmente, o RU serve, em média, de 2500 a 4500 refeições por dia, a depender do cardápio. Trabalham no espaço 75 funcionários. O chefe de divisão do RU, Márcio Rogério Moraes Machado, ressalta o importante papel que o restaurante cumpre no dia-a-dia de uma universidade do porte da UEL. “O RU é constituído como equipamento social que não visa lucro, e é considerado um dos instrumentos da política de permanência estudantil e de recursos humanos da instituição”, lembra.

Na terça-feira (30), data do aniversário, será servido um cardápio especial: bife bovino à parmegiana e salada de repolho com gengibre, arroz branco e integral, feijão e o tradicional bolo de pote.

Divulgação.

Relembrando Sabores

A mostra fotográfica, que fará parte das comemorações, ocupará o jardim de inverno, o interior do restaurante, entre os dias 30 de abril e 3 de junho. Serão expostas 36 fotografias que registram as transformações do RU de 1974 até a atualidade.

O NDPH foi o responsável por reunir as fotografias dos acervos do próprio RU e do Sistema de Arquivos da UEL (Sauel). A partir delas, o núcleo foi responsável por construir uma narrativa visual que acompanhasse o cinquentenário de forma histórica e expositiva, revelou o diretor do NDPH e professor do Departamento de História, José Miguel Arias Neto. “Nós procuramos evidenciar como a comunidade que frequenta o RU é plural, porque são vários os setores da universidade que o frequentam”, adiciona o diretor.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.