“Parabéns” e cardápio especial selam 50 anos do Restaurante Universitário

Nesta terça (30), foi inaugurada a exposição fotográfica “Relembrando Sabores”, sobre a história do RU, que fica disponível até 3 de junho.

Quem enfrentou a fila para almoçar no Restaurante Universitário (RU), nesta terça-feira (30), saiu dizendo que valeu a pena. O cardápio especial, que contou com bife à parmegiana e bolo de pote e aguarda a chegada dos estudantes do período noturno, acompanhou o lançamento da exposição fotográfica “Relembrando Sabores”, além de um “parabéns pra você” cantado por todos os presentes. As atividade são resultado de uma parceria entre o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), por meio da Divisão do RU, e do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH).

Participaram da comemoração a reitora, Marta Favaro, o vice-reitor, Airton Petris, a chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, e o diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), José Miguel Arias Neto. A reitora visitou a mostra fotográfica, conversou com estudantes e ressaltou que o RU é um equipamento de permanência estudantil bastante importante. “Nós sabemos que aqui a refeição é de extrema qualidade e permite que os nossos estudantes tenham a possibilidade de estar alimentados na universidade por um preço acessível”, declarou.

A reitora, Marta Favaro, acompanhada da chefe de Gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, em meio aos estudantes durante almoço comemorativo pelos 50 anos do RU (Fotos: Agência UEL).

Já o vice-reitor, Airton Petris, destacou que é “motivo de muito orgulho” o reconhecimento dispensado ao Restaurante Universitário por seu atendimento acolhedor e de qualidade. “Isso é importante porque temos uma preocupação que não é somente quantitativa, mas também qualitativa”, definiu.

Uma história, dois momentos

Os 50 de história do RU estão divididos em duas fases. A primeira (1974-1998) remonta aos tempos em que o restaurante ficava na Avenida Juscelino Kubitschek, afastado do Campus. A segunda começa em 1998, quando foi construída a nova sede do RU dentro do Campus Universitário, onde funciona até os dias de hoje.

A estudante do segundo ano de Biomedicina (CCB) Beatriz Braga conta que almoça diariamente no RU e que as refeições no restaurante facilitam sua rotina, já que seu curso é em período integral. “Se não fosse o RU, não sei o que seria da minha vida”, brincou.

“Se não fosse o RU, não sei o que seria da minha vida”, brinca a estudante de Biomedicina. Atualmente, o RU serve, em média, de 2500 a 4500 refeições por dia, a depender do cardápio.

A exposição “Relembrando Sabores” está instalada no jardim de inverno do RU, no interior do restaurante, e ficará disponível até o dia 3 de junho. Estão expostas 36 fotografias que registram as transformações do RU de 1974 até a atualidade.

A mostra fotográfica está localizada no jardim de inverno do RU, no interior do restaurante.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.