Grupo de Trabalho Covid-19 divulga Plano de Contingência e Serviço de Vigilância

Grupo de Trabalho Covid-19 divulga Plano de Contingência e Serviço de Vigilância

Plano de Contingência estabelece protocolo em duas dimensões, considerando o cuidado individual e recomendações para manter os ambientes de trabalho e estudo devidamente seguros.

Pedro Livoratti

Agência UEL


Com o retorno das atividades administrativas presenciais, a partir do próximo dia 22 de outubro, o grupo de trabalho Coronavírus (COVID – 19) da UEL está apresentando o Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária que reúne orientações e fluxos a serem seguidos pela Comunidade Universitária neste momento. Os dados atuais apontam que o quadro epidemiológico em Londrina e Paraná apresenta redução na circulação do vírus, entretanto o retorno às atividades em diferentes setores da sociedade exige cuidados para evitar aumento nos casos e surtos.

O documento elenca atribuições à comunidade universitária, semelhante ao comportamento já adotado pelos profissionais de saúde para o combate ao Coronavírus. Outra novidade é a disponibilização de um Serviço de Vigilância COVID-19 que fará o acompanhamento das informações coletadas diariamente por meio de um formulário, para verificar a situação de saúde de todos os membros da comunidade. Casos suspeitos serão acompanhados pelo Serviço de Vigilância, que atuará de forma articulada com a secretaria municipal de saúde de Londrina, e orientará sobre os procedimentos a serem adotados pelos setores.

O Plano de Contingência estabelece um protocolo em duas dimensões, considerando o cuidado individual e recomendações para manter os ambientes de trabalho e estudo devidamente seguros. Entre as recomendações estão novos hábitos, bastante difundidos nos últimos meses, que garantem que o vírus não seja transmitido entre pessoas que dividem um mesmo ambiente, como uso máscara em todo o período permanência nos setores e a substituição da mesma sempre que estiver úmida, danificada ou se houver dificuldade para respirar.

O documento também recomenda o uso de álcool 70% após tocar superfícies e antes de tocar na face e incentiva a limpeza de mobiliários e superfícies existentes no ambiente de trabalho como maçanetas de portas e corrimãos de escadas. O Plano recomenda, ainda, evitar aglomerações, manter distanciamento físico e o uso de garrafa de água potável, evitando bebedouros, além do não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Segundo o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, que coordena o grupo de trabalho, nesse momento é fundamental que as pessoas se atentem à nova realidade e mantenham cuidados de higiene individual e de responsabilidade com o coletivo. Ele compara com o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, que precisam fazer a paramentação correta e seguir protocolos rígidos de higiene.

“Tudo isso trará segurança para o servidor neste momento. Estamos adiantando todos os passos para garantir um ambiente de qualidade em todas as unidades da Universidade”, comentou o vice-reitor. Segundo ele, o documento também considera um protocolo a ser seguido nos casos de suspeição da Covid-19. Nessas situações, o servidor poderá ter acesso a um teleatendimento, por meio do Serviço de Vigilância da COVID-19.

Prevenção – segundo a professora Elisa Tanaka Carloto, Diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), a UEL mantem um acordo com o serviço de vigilância para monitorar todos os casos quando necessário. Ela destaca que o formulário, que deverá ser preenchido diariamente, representa uma ferramenta efetiva para o controle de saúde de todos os membros da comunidade universitária. A diretora explica que esse cuidado, juntamente com as medidas de limpeza e a profilaxia pessoal e do ambiente de trabalho, podem fazer a diferença neste momento em que, apesar da redução do contágio, ainda é necessário seguir protocolos para conter a transmissão.

“Entendemos que a segurança sanitária de toda comunidade depende da atitude de cada um de nós”, recomenda a diretora. Ela destaca a importância de cada servidor, estudante e professor zelar pelos cuidados de seu ambiente de trabalho ou estudo. A professora Elisa lembra também que todos os espaços deverão ser ocupados sem aglomeração, observando o distanciamento físico de pelo menos 1 metro e meio.

Equipe – o grupo de trabalho Coronavírus (COVID – 19) da UEL é coordenado pelo vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa com a participação de diversos profissionais relacionados à saúde e segurança do trabalho. Integram a equipe o professor Airton José Petris (Diretor do Centro de Ciências da Saúde), a diretora da Proplan, Elisa Tanaka Carloto, professora do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil; professora Jaqueline Dario Capobiango (Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica); enfermeira Margarete de Araújo Andrade – Chefe da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), engenheiro Maurício Fernandes, da Divisão de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a professora Thalita da Rocha Marandola, do Departamento de Saúde Coletiva da UEL.

Confira o documento na íntegra.

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]


Formado por estudantes de Música, grupo de choro se apresenta às quartas-feiras, no RU

Como iniciativa de estudantes do curso de Música da UEL, o grupo Chorando no Almoço começou em novembro de 2022 e, desde então, anima todas as quartas-feiras o almoço do Restaurante Universitário. As apresentações são realizadas semanalmente, entre 12h15 e 13h30.  O chorinho é um estilo musical urbano brasileiro e tem sua origem no final do […]