Projeto de psicologia atende pessoas em luto por causa da COVID-19

Projeto de psicologia atende pessoas em luto por causa da COVID-19

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (43) 99625- 5345 ou por meio das redes sociais - @psicouel.covid.

“O luto é um processo natural, que acontece quando ocorre a perda de alguém ou de algo de muito valor e estima para o indivíduo. O luto pode ser vivido no momento da perda ou de maneira antecipada, quando há uma possibilidade de perda no futuro e, ainda, de uma forma tardia, quando o sofrimento surge meses depois de alguma perda significativa ter ocorrido”.

A definição para luto é das psicólogas Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes, que atuam no Projeto Suporte Psicológico COVID 19, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do Centro de Ciências Biológicas (CCB); e da Residência em Psiquiatria. O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX)

(Divulgação)

As pessoas em luto por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus podem agendar atendimento pelo telefone (43) 99625- 5345. Além disso, informações do projeto estão disponíveis na página – @psicouel.covid – que pode ser acessada AQUI. Outra opção de contato é por meio da rede social – AQUI

O luto envolve quatro etapas. A primeira é o entorpecimento ou choque, seguido de anseio e busca pela pessoa perdida. Na sequência está a fase de desorganização e desespero. Por último, a reorganização e recomeço. No entanto, as fases não são estanques. “Podem ocorrer simultaneamente e voltar a acontecer por diversas vezes durante todo o período do luto. Isso é, o processo de luto não é linear e sequencial”, apontam as psicólogas Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes.

Conforme Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes, durante a pandemia de COVID-19, a vivência do luto torna-se peculiar por causa de alguns aspectos como a morte ocorrida de maneira abrupta; as famílias são separadas do enfermo e, muitas vezes, ficam sem notícias e limitação ou ausência dos rituais de despedida – velório, enterro, missa e culto – por causa da transmissão do vírus. “Todas essas características tendem a agravar a condição emocional das pessoas”.

Conforme as profissionais, a psicologia se baseia em evidências científicas para contribuir com o bem-estar e a saúde emocional das pessoas. “A psicoterapia pode contribuir com questões relacionadas à pandemia e auxiliar na identificação de estratégias para lidar com o isolamento, o diagnóstico da doença, os sentimentos de ansiedade e tristeza, os cuidados com a família, a sobrecarga emocional e o impacto da ausência de uma pessoa importante”, destacam Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes.

Reações – A psicóloga especialista em luto Nione Torres, que também integra o projeto Suporte Psicológico COVID-19, explica que vivenciar o luto é uma experiência ativa e cada pessoa vive o luto de modo único, apresentando reações emocionais e físicas que, apesar de desconfortáveis, são essenciais para o enfrentamento da situação. Ela cita sentimentos como tristeza, desespero, negação, raiva, culpa, alívio, saudade e choque.

Entre as reações físicas, as pessoas em luto podem apresentar agitação, dores, insônia, entorpecimento, perda de apetite, náusea, tensão muscular, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e a sensação de pânico. Essas reações podem variar conforme a pessoa. “Durante esse processo, o apoio de familiares e amigos é fundamental para que a pessoa reencontre um sentido para viver”.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Esporte

Corrida beneficente da Atlética de Direito chega à segunda edição neste domingo (19)

Neste domingo (19), será realizada a segunda edição da Corrida Beneficente organizada pela Associação Atlética Acadêmica Sete de Março (AAASM), do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A largada está prevista para as 6h30, em frente ao Restaurante Universitário (RU), com percursos de 4 km e 8 km. A programação ocorre das 6h às 9h, com entrega de medalhas e premiações para todos os participantes.


Servidores

UEL participa do JOSUEPAR 2025 em Foz do Iguaçu

Universidade estará representada por 84 servidores em 13 modalidades na 28ª edição dos Jogos das Universidades Estaduais do Paraná


CEFE

Práticas de bateria e de jogos virtuais de tiro embasam pesquisas em Comportamento Motor

Além do objetivo comum, as pesquisas querem desvendar variáveis importantes para a compreensão dos sistemas individuais e se estes sistemas são adaptáveis ou não, avançando sobre subáreas de pesquisa da grande área de Comportamento motor.


Diálogo

Evento reúne profissionais da saúde para discutir impactos do tabagismo e estratégias de prevenção

Promover hábitos de vida mais saudáveis e reforçar o papel dos profissionais da saúde na prevenção do tabagismo é o objetivo do Diálogo com Dentistas que Atuam nos Serviços Públicos de Saúde, que será realizado no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) – Regional Londrina, […]