PRORH cria novo canal de atendimento e adota metodologia diferenciada de trabalho interno

Objetivo do setor é agilizar o recebimento e o retorno das solicitações dos mais de 4.300 agentes universitários e professores..

Beatriz Botelho

Agência UEL

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) disponibilizou novo canal virtual de atendimento para professores e servidores, chamado Atendimento PRORH. Foi disponibilizado formulário online – Portal da PRORH – com opções de solicitações por escrito, que serão encaminhadas para o setor responsável, informando tempo de resposta pré-determinado. Os objetivos são otimizar e agilizar o recebimento e o retorno às solicitações da comunidade, que chegam a setor.

Hoje, a Universidade tem 4.355 servidores, entre técnicos e docentes, segundo dados da Pró-reitora de Planejamento (PROPLAN) e PRORH. Para fazer as solicitação no novo canal Atendimento PRORH, servidores e professores devem inserir nome, telefone e e-mail de contato para resposta. O formulário também traz orientações sobre os principais serviços de responsabilidade da equipe da PRORH, além das Divisões que irão responder a solicitação.

Para facilitar o atendimento, o novo canal divide as demandas em três categorias e informa o tempo de retorno para cada uma delas. Demandas consideradas de baixa complexidade serão respondidas no mesmo dia Já pedidos mais complexos, que envolvam duas ou mais Divisões, serão respondidas em até cinco dias úteis. E por último, os pedidos que requerem mais tempo para solução, inclusive que envolvam pareceres de outras Unidades, serão respondidas com maior brevidade possível, porém, não sendo possível precisar um prazo determinado, por dependerem de órgãos e setores externos à PRORH.

Organização – Como explica o pró-reitor de Recursos Humanos, Itamar Nascimento, a criação desse canal virtual visa conciliar o atendimento aos servidores e professores com o trabalho presencial interno, que seguiu durante a pandemia para atender solicitações que só podem ser realizadas no setor, como fechamento e envio da Folha de Pagamento e prazos junto aos Órgãos de Fiscalização e Controle.

De acordo com Itamar, os atendimentos exigem tempo dos servidores do setor, que atendem desde casos mais simples, como perguntas e dúvidas, até situações mais complexas, que necessitam de pareceres de outros órgãos. Por este motivo, segundo o Pró-reitor, foi definida nova metodologia de trabalhado na PRORH, dividida em duas partes: uma para o trabalho de rotina do setor e outra exclusiva para o atendimento das solicitações feitas pelo novo canal, e-mail e telefone, no horário das 10h30 ao meio dia, e das 14h30 às 16 horas.

“O objetivo desse novo canal e dessa nova metodologia é deixar o trabalho mais eficiente, tanto para o pessoal da PRORH, quanto para a UEL e, pincipalmente, para comunidade de docentes e técnicos administrativos. Dessa forma, entendemos que vamos conseguir fazer uma atendimento com mais qualidade e mais celeridade para a nossa comunidade”, afirma Itamar Nascimento.

Outros canais – Além do novo canal virtual, foi mantida a opção do contato via e-mail seprorh@uel.br. As regras e prazos para as respostas são as mesmas utilizadas no novo canal de atendimento da PRORH, com categorias e prazos definidos.

O atendimento telefônico pode ser feito pelo número (43) 3371-4382, em horários específicos para esta finalidade – das 10h30 ao meio dia, e das 14h30 às 16 horas. A PRORH orienta que o contato por telefone seja feito somente para casos mais simples e rápidos, a fim de não comprometer o atendimento a outros usuários. Mais informações na PRORH.