Sistema de Bibliotecas recebe devoluções de livros até 23 de julho sem multa

Em caso de não-renovação ou devolução, a partir do dia 26 de julho, a multa cobrada será de R$ 1,50 por dia e por livro.

O prazo para devolução dos livros emprestados junto ao Sistema de Bibliotecas da UEL sem cobrança de multa vai até o dia 23 de julho. O Sistema de Bibliotecas – que ficaram fechadas de março a junho do ano passado e que durante os primeiros meses não obrigaram a renovação dos exemplares e nem a devolução por parte dos usuários – vão passar a cobrar multas diárias dos usuários a partir de 26 de julho.

De acordo com comunicado expedido pela direção do setor, há grande quantidade de livros emprestados – cerca de 2600 – ainda não devolvidos. “Estamos pedindo há meses para que os usuários devolvam os livros, casos não o estejam utilizando mais. Enviamos e-mails automáticos, como sempre, mas poucos estão atendendo”, comenta a diretora do Sistema de Bibliotecas, Neide Zaninelli.

(Divulgação/Sistema de Bibliotecas).

Os 2600 livros à espera de devolução foram emprestados ainda em 2020. Esse montante, no entanto, chegou a ser ainda maior: cerca de 7000 livros estavam emprestados e sem devolução. “Com o tempo, a comunidade acadêmica foi devolvendo, mas, apesar das constantes divulgações, faltam muitos ainda”, complementa.

Com o início do ano letivo, previsto para agosto, a diretora comenta que há uma preocupação com a lentidão na devolução. “Nossa preocupação é com os alunos que vão ingressar e que provavelmente vão precisar desses livros”, comenta.

Em caso de não-renovação dos livros a partir do dia 26 de julho, a multa cobrada será de R$ 1,50 por dia e por livro. As renovações podem ser feitas, no máximo, até 15 vezes por livro.

Horários e locais para devolução

Confira, abaixo, os telefones, e-mails e horários disponíveis em cada unidade da Biblioteca:

Biblioteca Central (Campus): de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas ao meio dia, das 14 às 17 horas. E-mails: eni@uel.br e bccirc@uel.br;

Biblioteca Setorial de Ciências Humanas: às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h horas E-mails: wilson.bib@uel.br e bibliotecach@uel.br;

Bibliotecas Setorial do CCS: às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h. E-mails: rinaldorodrigues@uel.brbiblioteca@uel.br;

Bibliotecas Setorial do EAAJ: às segundas e quintas-feiras, das 8 às 12h. E-mails: torre@uel.br e bseaaj@uel.br;

Central de Segurança (no calçadão em frente à Biblioteca Central da UEL): a qualquer dia e horário.

Para usuários que não puderem devolver presencialmente, é possível enviar os livros por Correios ou transportadora para o endereço:

Universidade Estadual de Londrina – Biblioteca Central/ Divisão de Circulação – Rodovia Celso Garcia Cid, PR – 445, Km 380 – Campus Universitário – CEP 86057-970 – Londrina – PR

Empréstimos por agendamento

Para evitar aglomerações, o Sistema de Bibliotecas disponibiliza a opção de agendamento para empréstimo e devolução de livros. Para agendar, o usuário deve enviar um e-mail para a unidade da biblioteca que tenha o livro que deseja emprestar, com informações como nome do autor, título, edição e número de chamada.

A retirada nas bibliotecas Central (BC) e setoriais de Ciências da Saúde (BS/CCS) e Ciências Humanas (BS/CCH) será somente às terças, das 9 às 12h. Já na unidade do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) a retirada será às segundas-feiras, no mesmo horário.

Confira mais detalhes sobre a devolução – Aqui.