RU retoma atendimento com entrega de refeições embaladas para comunidade universitária

Serão servidas até 1.500 refeições no almoço e outras 350 no jantar. Reserva de refeições diretamente no site do RU.

O Restaurante Universitário (RU) volta a atender a comunidade universitária a partir da próxima segunda-feira (24) com o serviço de entrega de refeições embaladas. Serão oferecidas até 1.500 refeições no almoço e 350 no jantar, diariamente. O pedido deve ser por agendamento via formulário no site do RU, aberto até as 20 horas do dia anterior à retirada.

Como explica Márcio Moraes Machado, chefe da Divisão de Restaurante Universitário, o pedido pode ser feito para dias específicos ou para toda a semana. Nesta primeira semana, serão duas opções de marmitex: tradicional com arroz branco e vegetariana com arroz branco. O cardápio semanal pode ser acessado no site do RU.

Para retirar a refeição, os membros da comunidade universitária deverão ir até o Restaurante com a carteirinha de estudante ou de servidor em mãos. O acesso é feito pela catraca, quando o pagamento da refeição é computado pelo sistema. A retirada é de segunda a sexta-feira, das 11 e às 14 horas (almoço), e das 17h30 às 19h30 (jantar).

Este modelo de atendimento é o mesmo utilizado com servidores e residentes nos meses de outubro a dezembro do ano passado. “Vamos utilizar o mesmo formato que a gente adotou e deu certo”, conta Márcio Moraes.

O RU não fornecerá talheres e nem disponibilizará o espaço para refeição. A pessoa que encomendar poderá levar a embalagem devidamente fechada para o local de trabalho ou estudo, para casa ou ainda aproveitar para fazer a refeição ao ar livre.

Como medidas de segurança sanitária, as filas terão maior distanciamento entre as pessoas e dispensers de álcool em gel serão disponibilizados na entrada das filas e do Restaurante. Além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo o tempo no local. “Vamos pedir para que todo o pessoal tenha cuidado, respeitando as medidas de segurança”, reitera Márcio.

Novos alunos

Para ter acesso ao RU, todos os alunos da UEL precisam da carteirinha estudantil. Novos alunos que ainda não tenham a carteirinha devem acessar o Portal do Estudante e fazer a impressão do documento. A compra de créditos pode ser feita por cartão de débito ou crédito pelo site do RU ou ainda nos terminais de atendimento disponibilizados na entrada do Restaurante.

Levantamento prévio realizado nesta sexta-feira (21) pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UEL apontou que cerca de 1,2 mil estudantes deverão iniciar as aulas presenciais nesta segunda-feira (24), quando serão retomadas as atividades do segundo semestre de 2021 da UEL. A presença destes estudantes no Campus reflete decisão da Câmara de Graduação que indicou o retorno das atividades acadêmicas, preferencialmente, em formato remoto emergencial pelas próximas três semanas.

A Prograd mantém levantamento da realidade dos 52 cursos de graduação e como deverão ser as atividades nestas primeiras semanas do segundo semestre. A Pró-reitora de Graduação, Marta Favaro, explicou que o canal de comunicação dos estudantes são os Colegiados de Curso, que estão informando que modalidade as turmas deverão adotar neste reinício de aulas, se remoto, presencial ou misto.

Por meio do Portal do Estudante, os acadêmicos também podem ter acesso ao Plano Especial de Matriz Curricular, que traz todos os detalhes das atividades dos cursos, distribuição das turmas, disciplinas, horários e o programa.

“Nas próximas semanas estaremos vivenciando um período de ajustamento. Todas as decisões foram sustentadas na orientação sanitária do sub-grupo de acompanhamento da Covid 19”, definiu Marta. Dessa forma, o retorno presencial será escalonado. A Câmara de Graduação volta a se reunir no próximo dia 8 de fevereiro.

Cobertura vacinal

O levantamento sobre a cobertura vacinal da comunidade universitária da UEL chegou nesta sexta-feira a mais de 90% do total de estudantes, professores e agentes universitários. Deste total, a grande maioria respondeu estar com o esquema vacinal completo, com a primeira e a segunda doses em dia.

Entre os estudantes de graduação, 98, 87% confirmaram a vacina. Outros 98,3% dos Agentes Universitários, considerando o Campus e o Hospital Universitário (HU), responderam estar em dia com a vacina. Entre os professores, 99,14% afirmaram estar imunizados completamente. A comunidade universitária ainda pode participar e responder ao questionário disponível no Portal do Estudante ou Portal do Servidor.