Estudantes da UEL podem pedir Cartão Transporte a partir desta segunda (24)

Estudantes da UEL podem pedir Cartão Transporte a partir desta segunda (24)

Posto de cadastramento da TCGL que está sendo instalado no Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), no Campus Universitário.

Os estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que quiserem usufruir dos benefícios do “cartão transporte escolar” poderão fazer ou renovar seus cadastros do Cartão Transporte a partir desta segunda-feira (24) , quando começam oficialmente as aulas do Ano Letivo 2025.

Todos os atendimentos para a inscrição no sistema serão feitos mediante agendamento antecipado pelo site da Grande Londrina. Após, o atendimento presencial será dado, durante três semanas, no posto de cadastramento da concessionária Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) que está sendo instalado no escritório do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), próximo à Biblioteca Central, sempre de segunda a sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.

Os alunos da UEL têm direito à isenção de 50% ou 100% na tarifa do transporte coletivo, dependendo da sua situação social. Todo início de ano letivo eles precisam confirmar o cadastro na TCGL. Para isso, devem fornecer declaração de matrícula ou grade curricular, bem como o formulário de solicitação de créditos escolares preenchidos e assinados pela universidade.

Para ter direito ao benefício, o estudante precisa comprovar que reside no mínimo a 1.500 metros da UEL. Também é necessária a apresentação de comprovante de residência em Londrina, que deve estar no nome do estudante ou dos pais/responsáveis.

Para o beneficio de 100% de isenção o aluno precisa estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, utilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e seja beneficiário de, no mínimo, um dos programas sociais ofertados pelo Governo federal, estadual ou municipal, em que for obrigatória a comprovação de renda – excetuando-se o benefício de isenção tarifária em transporte público coletivo.

O atendimento do Cartão Transporte no câmpus serve para facilitar a vida dos estudantes, uma vez que a própria instituição naturalmente concentra o maior número de alunos, destaca a direção da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que gerencia o sistema do transporte coletivo em Londrina.

Cartão obrigatório

A CMTU reforça que a apresentação do cartão eletrônico é obrigatória nos coletivos e é válido somente nos dias e horários de entrada e saída das aulas, sendo intransferível para o uso de terceiros.

Os alunos de outras instituições de ensino também podem fazer a aquisição do Cartão Transporte, só que exclusivamente na Loja de Cartões da TCGL na Rua Quintino Bocaiúva, nº 351, ou a atualização do mesmo nos guichês localizados na entrada do Terminal Central.

Documentos necessários para solicitar o benefício 

  • Formulário de Solicitação de Créditos Escolares, retirado na própria instituição de ensino, carimbado e assinado pela instituição de ensino;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou RG do aluno;
  • Cópia de RG do pai, mãe ou responsável, se o aluno for menor de 16 anos;
  • Cópia do comprovante de residência atual (luz, água ou telefone fixo) em nome do aluno ou dos responsáveis legais;
  • Declaração de matrícula ou grade de horários, carimbado e assinado pela instituição de ensino;
  • Declaração fornecida pela instituição de ensino, atestando que o aluno matriculado no curso técnico de nível médio NÃO RECEBE subsídio para transporte coletivo nos moldes previstos no Art. 60, da Portaria N° 168, de 7 de Março de 2013, do Ministério da Educação;

No momento do agendamento o interessado tem acesso a todas as informações, bem como as instruções de preenchimento dos documentos a serem apresentados. O acesso é pelo site da Grande Londrina.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CMTU.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.