Seleção socioeconômica para participação no CEPV tem data definida
Seleção socioeconômica para participação no CEPV tem data definida
As aulas do CEPV terão início apenas em março de 2026, mas o processo de seleção dos estudantes se inicia a partir do dia 10 deste mêsCom o Vestibular UEL 2026 já realizado, um dos principais meios de preparação oferecido aos vestibulandos tem datas estabelecidas para novo ciclo. O processo de seleção socioeconômica para a participação no Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) terá início este mês, com a abertura de inscrições de candidatos pelo NIS/CadÚnico. As inscrições no CEPV são direcionadas para candidatos procedentes da rede pública de ensino que já tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio (seja pelo Ensino Médio integrado/técnico, ENCEEJA ou EJA).
Serão ofertadas 450 vagas, com 200 para o período vespertino (14h às 18h) e 250 para o período noturno (19h às 23h), que serão preenchidas primeiramente pelos interessados deferidos pelo NIS/CadÚnico. No caso de vagas remanescentes, elas serão destinadas a candidatos inscritos via Seleção Socioeconômica SEBEC/UEL. Se ainda restarem vagas, elas serão preenchidas pelos candidatos que ainda não concluíram o último ano do Ensino Médio.
Cronograma
A primeira etapa do processo de seleção socioeconômica pelo NIS/CadÚnico tem início no dia 10 e vai até às 12h do dia 11. O edital com as candidaturas deferidas e indeferidas será divulgado no dia 12 a partir das 17h e o pedido de recurso vai do dia 13 ao dia 15 de dezembro. O resultado dos recursos será divulgado em edital no dia 17 de dezembro, após às 17h.
Para a realização da inscrição pelo NIS, o candidato, após preencher o requerimento apresentado no site do SEBEC, de acordo com as orientações constantes no formulário, deverá informar, para além do Número de Identificação Social NIS, os seguintes dados: nome completo sem abreviações, data de nascimento, gênero, número do documento de identidade, sigla do órgão emissor do documento de identidade, número do CPF, nome completo da mãe, turno de interesse no CEPV/UEL, endereço completo e telefone de contato e grau de escolaridade. Após o preenchimento, o/a candidato/a deverá salvar as informações para compor a base de dados para posterior consulta ao órgão gestor do CadÚnico do Governo Federal.
Já o processo de seleção socioeconômica pelo SEBEC tem início em dezembro, a partir do dia 15 e se estende até o dia 09 de janeiro. No dia 10 de fevereiro o edital com as candidaturas deferidas e indeferidas será divulgado a partir das 17h. O pedido de recurso vai do dia 11 ao dia 13 e o resultado dos recursos será divulgado no dia 27 de fevereiro.
A lista de documentos necessários para a inscrição neste processo diferem em relação ao candidato que se declara ou não autossuficiente e pode ser encontrada separadamente neste endereço, acompanhada dos anexos II e III presentes no edital.
A inscrição para ambos os processos de seleção socioeconômica poderá ser feita no site do SEBEC, que também será o local de divulgação dos demais editais dos processos seletivos.
O Edital de Convocação do Curso Especial Pré-Vestibular será divulgado no dia 27/02, no site do CEPV, a partir das 17h e o período de matrícula vai do dia 04 ao dia 06 de março. A matrícula terá que ser feita no prédio do CEPV entre às 14h e às 20h e as aulas têm início no dia 09/03/2026.
(*Estagiário de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social)
