CTU recebe doação de 20 laptops para estudantes do curso de Engenharia Civil

Termo de doação foi assinado durante cerimônia no próprio CTU. A doação foi viabilizada por meio do Colegiado de Engenharia Civil.

O Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (24), a doação de 20 laptops que serão utilizados por estudantes do curso de Engenharia Civil que necessitam de apoio para as atividades remotas de graduação. O termo de doação foi assinado durante cerimônia realizada no próprio CTU, no Campus Universitário, com a participação de representantes das empresas que cederam os equipamentos, Estrutural Engenharia e Plaenge Empreendimentos, ambas com sede em Londrina. Também participaram da solenidade representantes do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), regional Norte.

A doação foi viabilizada por meio do Colegiado de Engenharia Civil da UEL, que procurou os professores aposentados, Vítor Faustino Pereira e Valdir Zerbinati, da empresa Estrutural Engenharia, que se responsabilizaram pela compra e doação de 15 equipamentos. Posteriormente foi contatada outra empresa tradicional da cidade, a Plaenge Empreendimentos, que completou o lote cedendo outros cinco laptops para serem repassados por empréstimo em comodato aos estudantes que necessitam de apoio nesse momento de pandemia.

Doação foi oficializada em cerimônia realizada no próprio CTU, com representantes da UEL e das empresas (FOTOS: Bruno Ferraro).

Inclusão – O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, lembrou que a Universidade teve muita dificuldade no início para conseguir viabilizar equipamentos para a inclusão digital dos estudantes de graduação. Ele lembrou que contatou os parlamentares paranaenses e a sociedade civil organizada. Como retorno a UEL recebeu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos (laptops, tablets e telefones celulares) da Receita Federal. A Universidade aguarda recursos da Assembleia Legislativa (ALEP) da ordem de R$ 285 mil e outros R$ 1 milhão do Fundo Paraná/Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI) para a compra de equipamentos e de pacotes de Internet.

O reitor agradeceu pela doação dos aparelhos que deverão beneficiar os estudantes do CTU e elogiou as empresas pela sensibilidade com a Universidade neste momento. Segundo o diretor do CTU, professor Aron Petrucci, a cessão dos equipamentos envolveu os professores aposentados do Departamento, os proprietários da Estrutural, Vítor Faustino Pereira e Valdir Zerbinati, além do professor, Carlos Costa Branco.

O representante da Estrutural, Daniel Fidellis Pereira, disse que o quadro de engenheiros da empresa conta com 14 profissionais, dos quais 13 formados na UEL. “Temos muito a agradecer, que outras empresas e instituições também possam colaborar com a Universidade”, ressaltou. O gerente regional da Plaenge, Rodolfo Sugeta, lembrou que é egresso da UEL e ressaltou que a construtora conta com diversos colaboradores formados pela instituiçao, nas várias áreas do conhecimento. “Estamos muito satisfeitos em poder retribuir para a Universidade que nos cedeu uma importante base técnica”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia o presidente do Sinduscon, Sandro Marques da Nóbrega; o representante do CEAL, Brazil Alvim Versoza e professores do Departamento de Engenharia e de Departamento de Arquitetura do CTU.

(FOTOS: Bruno Ferraro).