Seminário do GEPAL debate crise na América Latina durante a pandemia

publicado por

Agência UEL

Será aberto no próximo dia 14 de setembro o 37º Seminário Lutas & Resistências, que segue com programação diversificada até dia 18 via plataforma online. O tema da edição deste ano é “Crise para quem? A América Latina no meio da pandemia”. Tradicional dentro do circuito acadêmico da Universidade, o Seminário contabiliza mais de 400 inscritos.

Tem apoio da Revista Lutas Sociais, do Núcleo de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS), do Marxismo 21, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). Conforme destaca o professor Eliel Machado, também coordenador do Grupo de Estudos de Política da América Latina (GEPAL), além de convidados internacionais, a edição 2020 do Seminário traz na programação temas atuais, ligados especialmente aos aspectos da crise mundial mais recente, a partir dos pontos de vista econômico, político e social.

A ideia, segundo o professor, é responder a seguinte pregunta: “Crise para quem?”. “É uma pergunta muito complexa, mas as mesas estão exatamente divididas tentando abordar alguns aspectos dessa crise”, explica Eliel Machado.

(Divulgação/Gepal)

Convidados – Na abertura, dia 14, Atilio Borón da Universidad Nacional de Avellaneda, Argentina e no encerramento, dia 18, Teresa Aguirre da Universidad Nacional Autónoma de México. As conferências começam a partir das 19h30. E pouco antes, às 19 horas, a programação traz apresentações culturais. No primeiro dia, Silvia Borba canta a “Força do samba nas lutas populares”.

Inscrições – Mais informações – inscrições e programação completa – na rede social do GEPAL.