Seminário de Extensão Universitária reúne 27 instituições dos três estados do sul

Seminário de Extensão Universitária reúne 27 instituições dos três estados do sul

Conferência de abertura será às 19h30, com o professor Juan Manuel Medina, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

José de Arimathéia

Agência UEL


A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) promove, de hoje (17) a quinta-feira (19), o 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, o SEURS . Esta edição, sediada em Londrina, tem como tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”. Este também é o tema da conferência de abertura, com o professor Juan Manuel Medina, da Facultad de Ciencias Agrarias y Facultad de Humanidades y Artes, ambas da Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Ela será transmitida pelo YouTube, às 19h30, pelo link – Conferência de abertura/SEURS.

O SEURS tem como objetivos estimular, discutir e disseminar a extensão universitária promovendo o intercâmbio entre as instituições públicas de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o diálogo interinstitucional, através da troca de experiências entre extensionistas com a comunidade, fortalecendo assim a própria prática de extensão.

 A professora Zilda de Andrade , Diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da PROEX, dá uma ideia da envergadura do evento. São quase 200 pessoas envolvidas em sua organização, entre moderadores (cerca de 70), monitores (30) e Comissão Científica (130 pessoas). Estão representadas no SEURS 27 instituições. São 350 trabalhos a serem mostrados por 530 apresentadores. A área com mais trabalhos é a Saúde, impulsionada em parte pela pandemia de covid-19.

Na avaliação da professora Mara Solange Dellaroza, Pró-reitora de Extensão, o fato de o evento ser remoto traz uma grande vantagem: ele se torna acessível a qualquer interessado e amplia expressivamente seu alcance, permitindo que todos possam conhecer o que há de melhor da Extensão no sul do país. Além disso, ela destaca que as quatro mesas-redondas da programação nasceram da indicação das próprias instituições e tanto trazem “uma visão muito rica” das ações extensionistas quanto representam um alto nível de expertise destas mesmas ações. Mara Solange assinala ainda que a conferência de abertura, que traz um renomado nome na área, deve abrir horizontes e levar à melhoria dos serviços de extensão em toda a região.

Toda a programação será desenvolvida em formato remoto, pela primeira vez no evento, com mesas-redondas e apresentações de trabalho, além dos estandes virtuais disponíveis para que as instituições participantes possam demonstrar suas atividades extensionistas.

No dia 18 (quarta), haverá programação das 8 às 18 horas, com mesas-redondas intercaladas com apresentações de trabalho, e participação de convidados de oito instituições, estaduais e federais.

Na quinta (19), mais mesas-redondas e apresentações, além do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (10 horas) e encerramento às 18 horas.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail seurs2020@uel.br . Confira abaixo os links da programação.

17/11 – 19 horas

Abertura SEURS e Conferência “Extensão universitária: caminhos para a Inovação e o desenvolvimento Social”:

18/11 – 8h30

Mesa-redonda “Incubadoras e Inovação Social”

18/11 – 14 horas

Mesa-redonda “Extensão e Cultura: caminho de respeito humano”

19/11 – 8h30

Mesa-redonda “Extensão e Pós-graduação”

19/11 – 14 horas

Mesa-redonda “Extensão como caminho para desenvolvimento de competências profissionais atuais”

19/11 – 14 horas

Encerramento do SEURS:

Leia também