Jornada do CESA apresenta área de consultoria com casos de três empresas

Atividade será realizado na modalidade remota. E a primeira palestra será nesta quinta-feira (26), às 19h15. As inscrições estão abertas.

Com três casos de empresas de consultoria, a Jornada de Consultoria Organizacional quer apresentar essa fatia de mercado aos estudantes de Administração, como ramo de atuação profissional. O evento será realizado na modalidade remota, ou seja, virtual, e a primeira palestra ocorre nesta quinta-feira (26), às 19h15. As inscrições estão abertas e os interessados podem realizar suas inscrições – AQUI.

O professor Mauricio Donavan Rodrigues Paniza, do Departamento de Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA),  lembra que as outras palestras serão realizadas no dia 30 de novembro e 3 de dezembro. “A consultoria organizacional é uma das atividades centrais do profissional de Administração, porque é a partir dela que os profissionais podem ajudar os gestores a conhecer melhor suas empresas, bem como identificar processos gerenciais onde pode haver melhorias”, explica o professor Maurício Paniza.

O professor afirma que o consultor é o agente que auxilia a empresa no processo de diagnóstico para a  tomada de decisão. “Não à toa é uma das modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso da Administração UEL, com o desenvolvimento de um Plano de Consultoria”, ressalta Maurício Paniza. “Normalmente os resultados são muito interessantes, porque os alunos podem propor melhorias que geralmente os gestores dessas organizações não conseguiriam pensar sozinhos”. Além de se tornar um consultor generalista, o futuro profissional pode atender a áreas específicas, como marketing, finanças, recursos humanos, produção, entre outras.

Maurício Paniza destaca que o consultor vende um produto único, o conhecimento em um mercado competitivo e especializado, que demanda atualização constante e a construção de uma boa rede de contatos. “Outro ponto desafiador é a necessidade de o profissional dispor de boas habilidades políticas e de negociação, para lidar com as possíveis resistências”, afirma. “O êxito da consultoria também depende muito da abertura e aceitação do cliente, até porque, em geral, o consultor é apenas quem faz o diagnóstico das situações-problema e indica as possíveis soluções”.

Programação – Nesta quinta-feira, a  Jornada de Consultoria Organizacional terá a presença da Sagacy Consultoria Empresarial, com os consultores Luiz Fernando da Silva, William da Silva e Thiago Domingos. No dia 30 de novembro, a presença será do consultor Fábio Iwakura, da Fábio Iwakura Consultoria. No dia 3 de dezembro, a Jornada segue com a Consultora Tatiana Fiuza, da Vlinder – Estratégias para a Inovação. As palestras começam sempre, às 19h15.