UNATI e Tecer Idades produzem programas com temáticas para idosos

UNATI e Tecer Idades produzem programas com temáticas para idosos

Programação de 2021 prevê a realização de cursos de longa e curta duração, sobre arte, exercício físico, fotografia, planejamento financeiro e direito.

Beatriz Botelho

Agência UEL


Com retorno das atividades em agosto de 2020, o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) produziu quatro programas na Rádio UEL FM. Em parceria com o projeto Tecer Idades, foram produzidos programas mensais, em formato de roda de conversa, com participação de convidados idosos, profissionais, estudantes e comunidade em geral. Os temas abordados, sempre pertinentes à pessoa idosa e ao envelhecimento, foram os seguintes: história da UNATI; saúde mental; música, dança e expressão corporal e ritos de passagem. Todos os programas estão disponíveis – aqui.

Segundo Denilson de Castro Teixeira, coordenador da UNATI na UEL e professor do Departamento de Educação Física (CEFE), devido à pandemia, a proposta definida para o retorno das atividades precisou ser reformulada, com adaptações para o formato virtual. O programa encontrou no projeto Tecer Idades, coordenado pelo professor Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação (CECA), um apoio para se integrar as ações online, realizadas desde o início da pandemia.

O professor explica que, após sete anos, o UNATI retorna com o mesmo objetivo: oferecer à comunidade diversos tipos de atividades, tendo como protagonistas os idosos. Eles atuam ativamente em várias fretes, inclusive na proposta e produção de ações. Com base nos quatro meses de trabalho em 2021, Denilson já faz uma avaliação positiva das atividades, veiculas nas redes sociais do Tecer Redes e via UEL FM. “Tem sido boa a participação dos idosos. O programa despertou interesse das pessoas e estava tendo bom alcance”, afirma.

Planos – Para 2021, o objetivo é ampliar as ações – no que for possível dentro das condições sanitárias. O coordenador do UNATI conta que a intenção é fazer no início do ano pesquisa de opinião da comunidade idosa de Londrina e região. Também serão oferecidas oficinas sobre diversos temas, em formato remoto. O cronograma prevê a incorporação de novas atividades a cada semestre, entre elas, a realização de cursos de longa e curta duração, sobre arte, exercício físico, fotografia, planejamento financeiro e direito.

Outra ação prevista é integrar formalmente o Tecer Idades como um projeto vinculado ao grande “guarda-chuva” que é o programa de extensão na área do envelhecimento. Denilson explica que todas as ações que se enquadrem nos objetivos do programa podem ser incorporados.  Ele também cita a parceria com outros projetos da área de Educação Física e da Saúde.

Atuação – Denilson Teixeira conta que atua há mais de 25 anos na área de qualidade de vida e saúde, com prática de exercício físico para idosos. “É uma área que eu me identifico bastante. Tenho interesse que a UNATI volte a desenvolver suas atividades na UEL. O objetivo é divulgar cada vez mais essa população e oferecer mais oportunidade para elas”, afirma.

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]