UNATI e Tecer Idades produzem programas com temáticas para idosos

Programação de 2021 prevê a realização de cursos de longa e curta duração, sobre arte, exercício físico, fotografia, planejamento financeiro e direito.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Com retorno das atividades em agosto de 2020, o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) produziu quatro programas na Rádio UEL FM. Em parceria com o projeto Tecer Idades, foram produzidos programas mensais, em formato de roda de conversa, com participação de convidados idosos, profissionais, estudantes e comunidade em geral. Os temas abordados, sempre pertinentes à pessoa idosa e ao envelhecimento, foram os seguintes: história da UNATI; saúde mental; música, dança e expressão corporal e ritos de passagem. Todos os programas estão disponíveis – aqui.

Segundo Denilson de Castro Teixeira, coordenador da UNATI na UEL e professor do Departamento de Educação Física (CEFE), devido à pandemia, a proposta definida para o retorno das atividades precisou ser reformulada, com adaptações para o formato virtual. O programa encontrou no projeto Tecer Idades, coordenado pelo professor Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação (CECA), um apoio para se integrar as ações online, realizadas desde o início da pandemia.

O professor explica que, após sete anos, o UNATI retorna com o mesmo objetivo: oferecer à comunidade diversos tipos de atividades, tendo como protagonistas os idosos. Eles atuam ativamente em várias fretes, inclusive na proposta e produção de ações. Com base nos quatro meses de trabalho em 2021, Denilson já faz uma avaliação positiva das atividades, veiculas nas redes sociais do Tecer Redes e via UEL FM. “Tem sido boa a participação dos idosos. O programa despertou interesse das pessoas e estava tendo bom alcance”, afirma.

Planos – Para 2021, o objetivo é ampliar as ações – no que for possível dentro das condições sanitárias. O coordenador do UNATI conta que a intenção é fazer no início do ano pesquisa de opinião da comunidade idosa de Londrina e região. Também serão oferecidas oficinas sobre diversos temas, em formato remoto. O cronograma prevê a incorporação de novas atividades a cada semestre, entre elas, a realização de cursos de longa e curta duração, sobre arte, exercício físico, fotografia, planejamento financeiro e direito.

Outra ação prevista é integrar formalmente o Tecer Idades como um projeto vinculado ao grande “guarda-chuva” que é o programa de extensão na área do envelhecimento. Denilson explica que todas as ações que se enquadrem nos objetivos do programa podem ser incorporados.  Ele também cita a parceria com outros projetos da área de Educação Física e da Saúde.

Atuação – Denilson Teixeira conta que atua há mais de 25 anos na área de qualidade de vida e saúde, com prática de exercício físico para idosos. “É uma área que eu me identifico bastante. Tenho interesse que a UNATI volte a desenvolver suas atividades na UEL. O objetivo é divulgar cada vez mais essa população e oferecer mais oportunidade para elas”, afirma.