Presidente da ABDI conhece participação da UEL no Polo de Inovação do Agro

Londrina tem hoje cinco setores estratégicos no Ecossistema de Inovação. A Universidade participa desde 2019.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, participou nesta quinta-feira (21) de uma reunião para conhecer a iniciativa de vários setores de Londrina para impulsionar o Agronegócio local por meio da inovação. O encontro foi realizado pela manhã, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no Campus da UEL, com a participação do reitor em exercício, Décio Sabbatini Barbosa, professores e representantes de entidades que participam da governança do agronegócio em Londrina.

Segundo a professora Cristianne Cordeiro do Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), durante a reunião foi apresentado o Polo de Inovação do Agro de Londrina, que busca estimular o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor. A UEL participa desta iniciativa por meio de incentivos para o desenvolvimento de novas tecnologias, fomentando startups e participando do Ecossistema de Inovação. O município tem hoje cinco setores estratégicos considerados prioritários no Ecossistema – saúde, agropecuária, TIC, eletromecânica e química e materiais, encampado pela Universidade em novembro de 2019.

De acordo com a diretora, o presidente da ABDI percebeu a participação ativa da Universidade nos trabalhos desenvolvidos no Polo de Inovação do Agro de Londrina. “Demonstramos que existe grande sinergia na cidade, envolvendo vários setores”, destacou a diretora, acrescentando que a vinda do presidente da Agência foi uma iniciativa da Deputada Federal Luiza Canziani. Estiveram no encontro desta manhã o diretor do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Regis; o gerente do Sebrae/Londrina, Fabrício Bianqui, o Coordenador da Agrovale, George Hiraiwa, o Coordenador de Inovação do Sebrae/Londrina, Lucas Ferreira e o chefe do Departamento de Microbiologia da UEL, professor Galdino Andrade.

Cidades Inteligentes – Ainda pela manhã o presidente da ADBI participou da assinatura de acordo de cooperação técnica para iniciar a execução do projeto Cidades Inteligentes na Rua Sergipe. O acordo foi assinado na Prefeitura de Londrina, durante cerimônia que reuniu diversas autoridades como o prefeito Marcelo Belinati, a Deputada Federal, Luiza Canziani e o diretor de negócios e inovação do PTI, Rodrigo Régis. O projeto tem como foco a adoção de novas tecnologias em ambiente urbano, por meio da instalação de soluções como inteligência artificial e conectividade, para beneficiar cidade, empresas e cidadãos.

Serão investidos R$ 3,4 milhões pela ABDI na iniciativa, que prevê a instalação de luminárias inteligentes com câmeras, redes de wi-fi públicas, software de reconhecimento facial, semáforos inteligentes e software de monitoramento do movimento da rua.