Morre Herbert Bartz, agricultor pioneiro e doutor Honoris Causa da UEL

Morre Herbert Bartz, agricultor pioneiro e doutor Honoris Causa da UEL

Pioneiro no plantio direto, agricultor recebeu o título em 2013, durante solenidade no Parque de Exposições Ney Braga.

Pedro Livoratti

Agência UEL

CCA

Morreu nesta madrugada (29), em Rolândia, o produtor rural Herbert Bartz, 83 anos, pioneiro na utilização do sistema de plantio direto na agricultura, homenageado em 2013 com o título de doutor Honoris Causa da UEL, em reconhecimento à sua colaboração à agricultura paranaense e brasileira. O produtor faleceu por falência múltipla de órgãos, segundo informações repassadas pela família.

Pioneiro Herbert Bartz recebeu o título em 2013 (FOTO: Arquivo/COMUEL)

Herbert Bartz foi o primeiro a utilizar a técnica do plantio direto, há 47 anos, na fazenda Rhenância, localizada em Rolândia, de sua propriedade. A história de Bartz já foi registrada em livro, como uma biografia que retrata não somente sua trajetória, mas parte da historia de sucesso da produção agrícola do país, responsável por mais de 20% do total do PIB do país.

Em 2013, quando da concessão do título Honoris Causa, o professor Ricardo Ralisch, do Departamento de Agronomia da UEL, destacou a importância da evolução trazida pelo sistema de plantio direto. Segundo o professor, Bartz sempre procurou alternativas na área da mecanização da agricultura. “Em função do perfil investigador e inovador, Bartz é doutor por excelência, que sempre buscou alternativas e soluções viáveis para os produtores e pequenos agricultores. Por isso, o Departamento de Agronomia da UEL propôs a honraria que reconhece e incentiva a valorização da história da agricultura da região norte do Paraná”, destacou na época.

Honraria – O título de Doutor Honoris Causa, que equivale ao doutorado acadêmico convencional, é concedido pelas universidades a personalidades que se destacam pela atuação em determinada área, por mérito e atitudes importantes.

Tags

CCA
Leia também