“Sextou Sociológico” reúne artistas e pesquisadores em encontro de extensão

Evento, que faz parte do Projeto de Extensão Práxis Itinerantes, busca levar aos estudantes experiências de promotores de cultura.

Sextou com “S” de Sociologia. Nesta ssexta-feira (12), os futuros cientistas sociais terão um encontro especial com promotores de cultura de Londrina e de Salvador. O projeto “Sextou Sociológico”, integrado ao Projeto de Extensão Práxis Itinerantes: Novas perspectivas para a Juventude e Populações Vulneráveis e à disciplina Projetos Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão, do curso de Ciências Sociais (CCH), vai trazer integrantes do Projeto Brisa, de Londrina, e do Projeto Axé Brasil, de Salvador, para socializarem suas experiências no contato com populações em vulnerabilidade social por meio da arte e da educação. O encontro será online, às 19h20.

(Divulgação)

Segundo o coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Sociais da UEL, Fábio Lanza, o “Sextou Sociológico” é a oportunidade dos estudantes entrarem em contato com a prática profissional. “O projeto tem uma perspectiva 100% prática, algo que consideramos muito importante, a começar pela conjuntura nacional, bastante agravada pela crise econômica e social e pelo governo atual, que não efetiva políticas públicas para essa população”, afirma o pesquisador.

A socióloga ligada ao Projeto Brisa, Clarice Junges, é uma das convidadas do evento. Com graduação e mestrado em Ciências Sociais pela UEL, Clarice tem quase duas décadas de experiência em gestão de políticas públicas, atuando junto à Prefeitura de Londrina. O projeto desenvolvido pela Fundação Cultura Artística de Londrina (FUNCART) tem o objetivo de disseminar atividades culturais a populações de rua de Londrina.

Já o convidado do Projeto Axé Brasil é Marcos Cândido, psicanalista e coordenador da área de Arte-Educação. O Axé Brasil há 30 anos nas ruas de Salvador, segundo os preceitos da Pedagogia do Desejo e Arte-educação, desenvolvida pelo próprio movimento.

Incentivo – Uma das estudantes ligadas ao projeto de extensão, Ana Beatriz Boscariol, ressalta que o evento é um verdadeiro incentivo para os alunos envolvidos. “Ter a oportunidade de ver uma socióloga a frente de um projeto (Brisa), em um momento como esse, em que são efetivados cortes nas disciplinas de Sociologia, é bastante animador”, avalia a estudante.

Ana é uma das quatro envolvidas, além de Lanza, na atividade extensionista. O grupo também conta com outros dois monitores da graduação e um estagiário do Programa de Pós-Gradução.

Durante a transmissão, o público poderá enviar perguntas em tempo real aos convidados. O link será disponibilizado 30 minutos antes da início do encontro, no Canal Práxis Itinerante no Youtube – disponível – AQUI.

(FOTO: Projeto Axé Brasil).