Morre maestro Othônio Benvenuto, criador da OSUEL e professor de Regência

Aos 95 anos, primeiro maestro da Orquestra, residia em Gurupi, no Tocantins.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Morreu neste final de semana o maestro Othônio Benvenuto, aos 95 anos, em Gurupi, no Tocantins, onde residia. O corpo do maestro, que foi o responsável pela criação e implantação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), e pela coordenação de diversos corais da Universidade, foi cremado no sábado (13), em Valparaíso (GO). O maestro era natural de Jardim (CE), mas mudou-se para Londrina em 1976. Benvenuto também foi professor de Regência, no Departamento de Artes, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Maestro e professor de Regência Othônio Benvenuto (FOTO: Arquivo Pessoal).

A história da OSUEL começou exatamente com Benvenuto, no início dos anos 1980. Nesta época o maestro mantinha um pequeno grupo instrumental que se chamava “Conjunto Música”. O grupo se expandiu, começou a atuar junto com o coral da UEL – já existente – até que se transformou, na Osuel – a primeira Orquestra Sinfônica do Paraná. A data oficial da criação é 14 de março de 1984.

Em 2002 o Maestro mudou-se para Tocantins onde também criou uma Orquestra Sinfônica Regional, com músicos e cantores locais, a partir de uma camerata. Também foi responsável pela criação da Casa de Cultura da Universidade de Gurupi, nos mesmos moldes da existente na UEL, que abrange música, artes plásticas e teatro.