Terceira live do Projeto Cordas Brasileiras traz arranjo para Currupião

Projeto de extensão do professor André Siqueira, do Departamento de Música e Teatro, apresenta lives semanalmente.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

A quarta-feira (24) vai começar com muita música para os amantes e estudiosos do cancioneiro popular brasileiro. O Projeto de Extensão Cordas Brasileiras, coordenado pelo professor do Departamento de Música e Teatro (MUT), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), André Siqueira, apresenta live a partir das 10 horas. Na ocasião, o músico vai interpretar arranjo próprio de Currupião, de 1993, do consagrado compositor Edu Lobo.

(Divulgação).

É a terceira live do Projeto Cordas Brasileiras. Na primeira ocasião, há três semanas, o músico interpretou uma versão de Chovendo na Roseira, do Tom Jobim, que consta no seu terceiro álbum, Catamarã, lançado em 2016. Na segunda oportunidade, apresentou sua versão de uma valsa de Jacob do Bandolim, Feia. Esta canção e o arranjo de Currupião estão no álbum Solo, que Siqueira lançou em 2019.

Projeto – Siqueira explica que o projeto de extensão está ativo desde 2018, composto por estudantes de graduação em Música, egressos do curso e músicos de fora da Universidade que se reúnem para tocar os arranjos compostos pelo educador. “Nos encontros, tocamos os arranjos das músicas em partes e transcrevemos as partituras. Também nos concentramos em aprender produção musical para capacitar os estudantes a se autoproduzirem, criarem agendas, uma sala de imprensa”, explica o professor.

A questão da autoprodução é particularmente importante, segundo o pesquisador. “Eu sempre me autoproduzi, então sei da importância de ensinar isso aos novos estudantes de música”, ressaltou. As lives são exibidas todas as quartas-feiras, às 10 horas, na rede social do professor – @andrersiqueira.

(FOTO: Arquivo pessoal).