Programa de apoio à propriedade intelectual promove Tira Dúvidas e divulga cronograma para Universidades

Público alvo é formado por pesquisadores, estudantes, professores e/ou servidores que tenham depósito de patente ou patente concedida.

O Prime, Programa de apoio à propriedade intelectual, com foco no mercado, realizará, nesta segunda-feira (1º de março), às 16h30, uma Live Tira Dúvidas. O Prime foi lançado pelo governo estadual em dezembro passado para, entre outras ações, apoiar os titulares de patentes na transformação de invenções com potencial de mercado, por meio da formalização de empresas e licenciamento ou transferência tecnológica. Daí a parceria com a UEL. A ideia é que pesquisas acadêmicas resultem em geração de riquezas e desenvolvimento econômico e social para o estado do Paraná.

(Divulgação/SETI).

A Live será transmitida pelo Zoom – Confira. O ID da reunião: 971 4249 9352. A senha de acesso: 367589.

O público alvo desta primeira edição do programa é formado por pesquisadores, estudantes, professores e/ou servidores que tenham depósito de patente ou patente concedida; e com vínculo com uma das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste).

A abordagem metodológica é própria do Sebrae/PR, dos programas Startup Level One, Startup Level Two e Demo Day. A primeira consiste em capacitações sobre desenvolvimento e validação de ideias com metodologias inovadoras. A segunda, consultorias individuais com as principais metodologias de startups do mercado. A terceira, capacitações para aperfeiçoar as equipes e preparar o empreendedor para ficar frente a frente com os investidores.

Todo o programa será realizado na lógica de funil, na qual em cada fase do programa haverá uma oportunidade de pitch (apresentação) para banca especializada que selecionará os melhores projetos para seguir para a próxima fase. Serão selecionados 40 projetos na primeira fase, 20 na segunda, 10 na terceira e apenas 5 no encerramento do programa.

Etapa 1 – Chamamento: março/2021

Divulgação, inscrições e seleção de 40 projetos para participar da primeira etapa do programa.

Etapa 2 – Viabilidade: abril/2021

Quatro workshops de 2 horas cada, abordando os temas O cenário da inovação, tendências tecnológicas e o mundo das startups; Como transformar uma ideia em um negócio / identificação de oportunidades; Validação e desenho de solução; e Prototipagem e pitch;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 20 projetos participar da próxima etapa do programa.

Etapa 3 – Mercado: maio/2021

1 workshop de 2h, abordando o tema Futuros possíveis, empreender ou licenciar / fazer a transferência da tecnologia;
2 sessões de 2h de consultoria nas linhas quero empreender ou quero licenciar ou transferir a tecnologia;
2 sessões de mentoria coletiva de 1h30 cada com profissionais de mercado de áreas relevantes à inovação, mercado, pesquisa e propriedade intelectual;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 10 projetos participar da próxima etapa do programa.

Etapa 4 – Demo Day: junho/2021

1 workshop de 2h de aperfeiçoamento de pitch;
1 sessão de 1h de consultoria de pitch;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 5 projetos participar da banca final do programa;
As até 5 startups selecionadas receberão 1 última sessão de consultoria individual de 1h de aperfeiçoamento de pitch e participarão de 1 rodada de pitch para banca qualificada no evento de encerramento do programa.

Etapa 5 – Premiação: 2º semestre/2021

Até 5 startups selecionadas serão premiadas com 1 vaga para o programa de pré-aceleração do Sebrae/PR em 2021.

Os interessados podem efetivar as inscrições – AQUI.