UEL e Amepar debatem assessoria para projetos nas áreas de construção e gestão pública
UEL e Amepar debatem assessoria para projetos nas áreas de construção e gestão pública
A reunião foi nesta segunda-feira (1º), na Sala dos Conselhos da UEL, com a participação da administração da UEL, e autoridades de Londrina e região.Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) se reuniram com dirigentes e professores da UEL para discutir a possibilidade de parcerias para o desenvolvimento de assessorias e projetos nas áreas da construção civil e de gestão pública. A reunião foi nesta segunda-feira (1º), na Sala dos Conselhos da UEL, com a participação do reitor, Sérgio Carvalho, do vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa e do presidente da entidade, Sérgio Onofre da Silva, prefeito de Arapongas. Também participou do encontro o Secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani.
O reitor da UEL salientou que o encontro buscou identificar algumas prioridades das novas administrações. Diante deste diagnóstico será possível indicar um especialista da Universidade para buscar atender as demandas de forma eficiente e individual. Em 2019, UEL e Amepar realizaram um primeiro encontro buscando aproximação. Naquela reunião a Universidade apresentou o potencial de projetos acadêmicos desenvolvidos internamente. Os prefeitos também conheceram ações específicas do Hospital Universitário (HU), Clínica Odontológica Universitária (COU) e da Fundação de Apoio (FAUEL), que presta consultoria e assessoria a entidades e órgãos públicos.
Neste segundo encontro foram apresentados detalhes do projeto desenvolvido pela equipe do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), que desde 2019 tem feito um trabalho de assessoria junto à prefeitura de Londrina nas áreas de educação, alimentação escolar, licitação e compras, recursos humanos e outras. O trabalho tem trazido economia aos cofres públicos e aumento de eficiência em várias áreas.
Os prefeitos também conheceram o projeto coordenado pelo professor do curso de Engenharia Civil, Aron Petrucci, atual diretor do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), que prevê assessoria para pequenas e médias obras civis. O projeto inclui professores e estudantes do Departamento do Construção Civil, utilizando os recursos da Modelagem de informação da construção, tecnologia conhecida como BIM, da sigla em inglês “Building Information Modeling”. É um processo 3D inteligente baseado em modelo que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção com as informações e ferramentas que permite planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura.
Segundo o presidente da Amepar, a entidade congrega 22 municípios da região Norte do Estado e busca acolher as necessidades comuns das administrações. Ele explicou que as cidades menores não contam com equipe técnica para confeccionar e acompanhar projetos. Sem um bom projeto em mãos, não há como solicitar recursos, disputar editais e propor melhorias para os municípios nas diversas áreas. “Quem perde com isso é a região”, testemunhou ele. Ele explicou que a entidade pretende realizar um banco de projetos para servir aos municípios, daí a importância de uma aproximação com a UEL.
Também participaram da reunião os professores Saulo Amâncio Vieira (Departamento de Administração) e Vera Suguihiro (Departamento de Serviço Social), que integram a equipe do Nigep. Estiveram presentes o prefeito de Cambé, Conrado Scheller e o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, acompanhados de suas equipes de assessores.