Ciclo Internacional discute história, memória e patrimônio regionais

Promovido pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), evento homenageia a professora Ethel Kosminsky. Inscrições começam dia 18 de março.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), promove, de 20 de abril a 26 de outubro, o Ciclo Internacional de Palestras Ethel Kosminsky. Os encontros serão por meio do canal do evento no YouTube. As inscrições para o Ciclo estão abertas a partir do próximo dia 18 de março.

O evento tem por objetivo discutir aspectos da história, memória e do patrimônio do Norte do Paraná e será realizado em parceria com o Grupo de Pesquisas “O Regional/Local e a Experiência História” (CNPq) e o Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades (LERR-UEL).

A cada mês, o ciclo apresenta duas pesquisas sobre memória e história do Paraná. As comunicações, feitas todas de forma online, serão transmitidas em três idiomas: português, inglês e alemão, as duas últimas com tradução simultânea. Para o mês de abril, os participantes poderão conferir a mostra fotográfica Londrina Fragmentada, do fotógrafo Reinaldo Gabriel. A curadoria é de professor Marcos Soares, do CCH, diretor do NDPH.

(Divulgação)

Homenagem – O ciclo homenageia a professora Ethel Volfzon Kosminsky. Professora doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), aposentou-se como professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Marília. Kosminsky é uma das referências nacionais na área de Sociologia das Migrações Internacionais, com ênfase no estudo Sociologia da Infância e Juventude e migração de populações judia e japonesa.

Mais informações pelo e-mail ciclodepalestrasek@gmail.com