ATI divulga Guia de Boas Práticas para uso seguro da plataforma Google Meet

ATI divulga Guia de Boas Práticas para uso seguro da plataforma Google Meet

A ideia é incentivar a adoção de quatro recomendações que garantam um ambiente virtual mais seguro.

Para orientar a comunidade universitária sobre a utilização segura da plataforma Google Meet, a Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI) elaborou material informativo de boas práticas para eventos e reuniões online. A principal preocupação é com a entrada de participantes indesejados na sala virtual, devido à divulgação ampla e antecipada do link público.

O responsável pela criação do infográfico em conjunto com a ATI, foi o professor do Departamento de Ciências da Computação e assessor da reitoria, Sylvio Barbon Junior. Ele conta que a motivação para criar o material foi um pedido dos responsáveis pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). “Eles me perguntaram sobre como melhorar a segurança durante os eventos, uma vez que o link sendo público qualquer pessoa poderia acessar o ambiente virtual”, conta.

(Divulgação/ATI)

Segundo o Sylvio, o Meet é uma ferramenta segura em que não existe a possibilidade de invasão, pois somente têm acesso à sala pessoas convidadas ou autorizadas pelo organizador. “A invasão geralmente é confundida com comportamento inadequado de participantes autorizados”, afirma.

Boas práticas – O material orienta o organizador do evento, ou seja, a pessoa que criou o link, sobre quatro pontos principais para ter um ambiente virtual mais seguro. O primeiro deles é sobre o compartilhamento do link da reunião. Para eventos e reuniões, a ATI indica o envio apenas para grupos específicos de pessoas, por meio do Google Agenda. Com isso, o evento é acrescentado automaticamente na agenda do usuário, com dia e hora marcados, juntamente com o link de acesso.

Outra recomendação é autorizar apenas usuários conhecidos na sala virtual é o segundo ponto destacado. Os membros da comunidade universitária que utilizam o e-mail institucional (@uel.br) podem acessar a sala diretamente. Já os e-mails externos precisam requisitar acesso. Caso o organizador do evento não reconheça o e-mail, pode negar a entrada do usuário.

A terceira orientação é restringir recursos da sala. Somente o organizador possui recursos para controlar as atividades e, em uma reunião, por exemplo, ele pode desativar o áudio de todos os participantes, impedir o uso do chat e ainda limitar o compartilhamento de tela. Da mesma forma, ele também pode liberar as funções para os participantes.

O último ponto presente do material é remover o usuário indesejado da sala e denunciar o abuso ao Google. Uma vez que um participante seja excluído da reunião, ele não poderá mais ingressar na própria até que, se for o caso, seja convidado pelo organizador.

Cuidados – Sylvio Barbon Junior alerta que quanto maior o número de pessoas, mais atenção será exigida do organizador para manter o controle do evento. Por este motivo, quando há um grande número de participantes, é recomendado o uso de transmissão, pelo Youtube ou outras plataformas, ficando a sala do Google Meet restrita aos apresentadores que utilizarão microfone e câmera. Os demais poderão se manifestar por ferramentas definidas pela organização, como chat, entre outras.

Confira o Guia Google Meet – Tenha uma reunião Segura.

Leia também

Edital abre inscrições para captação de bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]


Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]