Estão abertas as inscrições para o 25º Concurso Inovação no Setor Público

Iniciativa reconhece servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, com foco em melhorias da gestão das organizações públicas.

publicado por

Agência UEL

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abriu as inscrições da 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público – Modalidade de Práticas Inovadoras. As inscrições vão até dia 3 de maio deste ano, no endereço ENAP. Com o propósito de incentivar a inovação, o prêmio reconhece e valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas.

Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional. Em 25 anos de premiação, foram apresentadas mais de 2,5 mil iniciativas, e premiadas mais de 400 experiências inovadoras. Assim, a Enap valoriza aqueles que de fato transformam a gestão pública brasileira, implementando novos processos organizacionais, novas políticas e serviços, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.

(Divulgação)

Categorias – O Concurso Inovação oferece premiação em três categorias: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal; inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal; e inovação em serviços ou políticas públicas para as esferas estaduais e municipais (apenas capitais).

Podem participar equipes de servidores públicos do Poder Executivo nas esferas estadual, distrital e municipal (essa última apenas se o município for a capital do estado), integrantes da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista.

As iniciativas inscritas devem apresentar resultados já mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis. Devem ter, no mínimo, seis meses de implementação completados até a data de início das inscrições do Concurso. Não podem concorrer iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores.

No formulário de inscrição, é importante anexar materiais adicionais, como imagens, vídeos, áudios e peças gráficas que ilustrem a iniciativa, bem como depoimentos dos seus beneficiários. Para orientar o processo, foi divulgado o Manual do Candidato

Triagem – As iniciativas inscritas passarão por uma triagem de cumprimento dos requisitos do edital. Na segunda etapa, serão analisadas por avaliadores externos com reconhecida atuação nas áreas de inovação e gestão pública, com atribuição de notas. A terceira etapa é a apresentação oral das iniciativas selecionadas ao Comitê Julgador, que escolherá as vencedoras da 25ª edição do Concurso. As iniciativas vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, prevista para 8 de novembro de 2021.

As inovações premiadas receberão um troféu, entregue ao órgão responsável pela iniciativa. Receberão também certificados individuais de premiação, para todos os integrantes da equipe executora e parceiros individuais. Além disso, ganham o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas e passarão a compor o Repositório Institucional da Enap.

Os membros de equipe das iniciativas vencedoras (listados no ato da inscrição) poderão ser convidados, em período de até um ano após a premiação, a participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Enap e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.

Para orientar o processo, foi divulgado o Manual do Candidato

(Com texto e informações da ENAP).