Aula inaugural aborda formas de aprendizagem para professores

Aula do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior será com a professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Márcia Ambrósio.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD), vinculado ao Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), promove, dia 15 de abril, às 19h30, a aula inaugural “Como os professores aprendem em contextos profissionais e cotidianos?”. A aula será ministrada pela professora Márcia Ambrósio, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Na palestra, Márcia Ambrósio vai tratar das abordagens cartográficas, corporais, virtuais, ecológicas, afetivas e metacognitivas. Com pós-doutorado na Universidade de Barcelona, a professora se concentra no estudo de portfólios de aprendizagem, com interesse, também, nas relações entre cibercultura e aprendizagem na era digital.

(Divulgação/CEMAD).

Segundo a coordenadora do CEMAD e professora do Departamento de Educação, Diene Eire de Mello, o objetivo da aula é expor, aos ingressantes no curso, “os diferentes modos pelos quais o indivíduo aprende”. “Muitos alunos do nosso curso são profissionais que não tiveram uma base de estudo do ensino e aprendizagem. Esses processos não se dão de uma só forma ou método, e é sobre isso que nos detemos no curso”, explica.

O estudante da especialização, segundo Diene, defronta-se com os dilemas dos professores de ensino superior durante o curso, temas que serão abordados durante a aula inaugural. “Não habilitamos os estudantes, de acordo com a legislação brasileira, para lecionar no ensino superior, mas oferecemos as diferentes abordagens de compreensão do ensino-aprendizagem. É preciso não só ensinar, mas aprender como se ensina e aprender os diferentes modos de aprendizagem”.

Aula – A aula será transmitida pelo canal do projeto de extensão DidaTIC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Aprendizagem e Tecnologias (DidaTIC), criado em 2020 para auxiliar professores com o ensino remoto no início da pandemia do novo coronavírus – acesse AQUI o canal. Os participantes terão direito ao certificado. Não há taxa de inscrição.