UEL é a 5ª melhor universidade brasileira no ranking Times Higher Education Impact 2021

UEL é a 5ª melhor universidade brasileira no ranking Times Higher Education Impact 2021

A UEL tem obtido bons resultados no desenvolvimento de ações fundamentais, relacionadas à missão de uma instituição de ensino de promover desenvolvimento e incentivar atitudes relacionadas à promoção de cidadania e justiça, e no incentivo de atividades com sustentabilidade.

A UEL foi a Instituição Pública Estadual paranaense mais bem colocada no último levantamento The  Times Higher Education Impact Ranking 2021, divulgado esta semana, e que avalia as universidades em relação ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). De acordo com o ranking, a UEL foi a primeira colocada entre as Universidades Públicas estaduais paranaenses, 5ª na colocação nacional, permanecendo ao lado de instituições de renome como USP, UFES, UFABC e UFPR, que ficaram entre as brasileiras melhores avaliadas. No cômputo geral, considerando 1.115 Universidades em todo o mundo, a UEL foi classificada entre as posições 201 e 300.

Segundo a diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Elisa Emi Tanaka Carloto, esse levantamento do Times Higher Education considerou indicadores para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Ela ressalta que este é o único ranking que analisa as Instituições de Ensino Superior e o trabalho desenvolvido em relação ao desempenho global relativo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

De acordo com a diretora, mais do que estar numericamente bem avaliada, o levantamento demonstrou que a UEL tem obtido bons resultados no desenvolvimento de ações fundamentais, relacionadas à missão de uma instituição de ensino de promover desenvolvimento e incentivar atitudes relacionadas à promoção de cidadania e justiça, e no incentivo de atividades com sustentabilidade.

“Considerando todos os objetivos elencados pela ONU, em seis dos itens conseguimos nos colocar entre as 100 melhores instituições mais bem posicionadas mundialmente”, destaca a professora, afirmando que o cumprimento destes objetivos trazem impactos positivos em Londrina e região pela relação direta que a Universidade mantem com a sociedade.

Divulgação da avaliação no item Educação de Qualidade

Destaques – a diretora informa que em três dos itens, a UEL conseguiu se manter em excelente colocação mundialmente. Educação de Qualidade (32º lugar), Energia Acessível e Limpa (33º) e Paz, Justiça e Instituições Fortes (82º). Em outros ODS a classificação também foi de destaque como Ações contra a Pobreza (classificação em 37° lugar), Fome Zero (85°) e Igualdade de Gênero (94°).

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]